Por nota oficial, o Sindmóveis lamentou o falecimento do designer e idealizador do Prêmio Salão Design, Guilherme Luiz Fontanari. Ele tinha 69 anos e morreu no sábado (26), em decorrência de um tumor. Ele deixa dois filhos do primeiro casamento, dois netos e a esposa Márcia.

Fontanari teve decisiva relevância para o fortalecimento da atividade dos designers no contexto do polo moveleiro de Bento Gonçalves. Nos 1970, ele fez parte do primeiro time de profissionais independentes contratados pela Móveis Pozza para o desenvolvimento de novas linhas para a empresa, rompendo o paradigma de que o móvel deveria ser concebido apenas dentro da indústria e caracterizando o conceito de consultoria em design em que os designers receberiam royalties da indústria fabricante pelo uso de criações exclusivas.

Anos mais tarde, ele seria o idealizador do Prêmio Salão Design. Nos preparativos para a Movelsul 1988, Guilherme Fontanari sugeriu ideia de um concurso de móveis assinados ao então presidente da feira Dorvalino Pozza (in memoriam), justamente o empresário que o havia contratado para uma consultoria e design na década anterior.

Em depoimento para o Sindmóveis por ocasião dos 30 anos do Prêmio Salão Design, completados em 2018, Fontanari relembrou que nos anos 1980 o design brasileiro já tinha certa profusão, mas fluía apenas no eixo Rio/São Paulo. “Se a Serra Gaúcha tinha uma feira de móveis em franca expansão, por que não plantar essa semente do design no contexto da Movelsul? Como designer e consultor, eu já tinha uma carreira consolidada na época, mas o coletivo e setorial me parecia relevante naquele ambiente. Considero que, sim, o Prêmio ajudou a alavancar o design brasileiro”, avaliou.

Desde 1988, o Prêmio Salão Design já teve 23 edições, tendo contado com a participação de Guilherme Fontanari como diretor, vice-diretor ou jurado em várias delas. Em decorrência do prêmio, a valorização do design como ferramenta competitiva para o setor moveleiro passou a ser um projeto permanente para o Sindmóveis.

Fontanari teve uma longa carreira como designer, atuando principalmente como consultor para indústrias moveleiras. Ele será cremado em Caxias do Sul neste domingo, 27.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here