Nesta terça-feira, dia 20 de abril, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) completa 44 anos de sua fundação. A entidade, criada em 1977, representa o polo moveleiro de Bento Gonçalves e cria condições para seu crescimento sustentável, assim como de toda a indústria moveleira nacional, considerada a amplitude de suas ações.

As ações do Sindmóveis são destinadas a fomentar o desenvolvimento do setor. Isso se dá por meio de apoio aos associados, articulação política, ações comerciais ou programas inovadores. Destaque também para projetos de base em áreas que a entidade considera essenciais para o crescimento sustentável do setor: o design e as exportações. Ambos colocam a indústria moveleira frente a frente com as exigências do mercado internacional, tornando-as também mais competitivas no mercado interno e refletindo no desenvolvimento do setor moveleiro nacional.

Junto do Sindmóveis, nasce também a Mostra do Mobiliário, que teve sua primeira edição realizada durante a Fenavinho 1977 e foi ganhando notoriedade até receber a atual denominação de Movelsul Brasil. Em sua trajetória, o Sindmóveis já teve 18 diretorias, sempre exercidas voluntariamente por moveleiros e executivos do setor. A atual gestão tem como presidente o empresário Vinicius Benini, da BRV e Móveis Pozza. “Ainda que a nossa região tenha algumas das mais importantes indústrias moveleiras do país, existem muitas pautas e demandas que só podem ser construídas coletivamente. Nesse sentido, o legado do Sindmóveis é incontestável, pois foi construído sempre de forma perene e responsável por todos que se colocoram à disposição da entidade”, afirma o presidente, Vinicius Benini.

Neste período de pandemia em que todos os segmentos produtivos têm sido severamente impactados, o Sindmóveis tem se empenhado em criar novos serviços para seus associados, a exemplo de um podcast informativo com episódios semanais em que se apresenta a análise de especialistas para temas que impactam a indústria moveleira.

Além disso, a equipe de Inteligência Comercial da entidade vem apresentando oportunidades de negócios às empresas associadas – em especial, com foco no mercado global. Desde o princípio da pandemia, já foram realizados quase 30 cursos, palestras e reuniões virtuais com apresentação de cases de sucesso e estratégias de inovação. Ao mesmo tempo, estão transcorrendo os preparativos para a edição conjunta das feiras Fimma e Movelsul, que têm data agendada de 14 a 17 de março de 2022, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Mais sobre o Sindmóveis Bento Gonçalves
Nos anos 1970, o setor moveleiro havia crescido em representatividade na economia da região, passando a representar a principal atividade econômica da cidade e, inclusive, superando o tradicional setor vinícola enquanto contribuição ao PIB local. Naquela época, o município de Bento Gonçalves tinha um total de 60 indústrias moveleiras – muitas delas oriundas de ex-funcionários da Barzenski.

O embrião do Sindmóveis foi a Associação Profissional das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, oficializada em 1973. Depois, em 1977, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário nasce formalmente no mesmo ano em que é realizada a primeira Mostra do Mobiliário – hoje, Movelsul Brasil. “Foi um acontecimento que inovou toda a mentalidade da época no segmento moveleiro. A sequência da feira foi uma decorrência do sucesso na estreia e se mostrou fundamental, também, para o crescimento do setor”, avaliou o primeiro presidente do Sindmóveis, Elino Periolo, em depoimento concedido à entidade por ocasião de seus 40 anos.

Mais sobre o polo moveleiro de Bento Gonçalves
Atualmente, o polo moveleiro de Bento Gonçalves é o principal do país em número de empresas e peças produzidas (IEMI), com elevado desenvolvimento de tecnologia e inovação, o que também coloca a região como referência no segmento de fornecedores da indústria moveleira. São quase 350 indústrias localizadas em Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, que faturaram R$ 2,23 bilhões em 2020.

São aproximadamente 6200 empregos diretos gerados e as empresas do polo possuem um elevado desenvolvimento de tecnologia e inovação, o que coloca a nossa região como referência também no segmento de fornecedores da indústria moveleira. Esses são indicadores de grande significância, já que, nos dias atuais, a indústria representa 59% do faturamento do município e a fabricação de móveis, por sua vez, responde por quase metade dessa participação.

A cada dois anos também desde 1977, o Sindmóveis promove a feira Movelsul Brasil, a principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais. É um evento com grande potencial de negócios no mercado interno e também para as exportações, com 21 edições realizadas até hoje. Sua última edição, em 2018, teve 30.284 visitantes profissionais de 33 países.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here