O auditório da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi sedia no dia 21 de novembro o Simpósio Vinho & Saúde, iniciativa do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) com o objetivo de disseminar os benefícios do consumo moderado de vinho para a saúde, além de promover a reflexão sobre o tema e apresentar estudos atualizados envolvendo a bebida.

Voltado a profissionais do setor vitivinícola, da saúde e da nutrição, bem como imprensa e público em geral, o evento é gratuito, com inscrições por meio do link https://rb.gy/b952jr.

Com início às 13h30, o Simpósio Vinho & Saúde contará com painéis de especialistas que proporcionarão aos participantes uma visão abrangente sobre o papel do vinho na saúde. Na primeira exposição da tarde, a doutora em Biotecnologia Fernanda Spinelli, vice-presidente do grupo de experts de especificações de produtos enológicos da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), trará uma palestra sobre o panorama da composição fenólica dos vinhos. O foco será nos compostos fenólicos da uva e do vinho, destacando sua contribuição para a qualidade e as propriedades sensoriais dos vinhos, bem como seus potenciais efeitos benéficos para a saúde humana.

“Tanto os vinhos tintos, quantos os brancos e os espumantes, possuem nutrientes e antioxidantes oriundos das uvas que os geraram, extraídos durante os processo de vinificação, que podem ser benéficos para a saúde, porém as propriedades e as quantidades desses compostos podem variar de acordo com cada tipo de uva. O resveratrol, por exemplo, polifenol de conhecimento bastante disseminado e importante antioxidante presente em abundância nas cascas e nas sementes das uvas, é encontrado com predominância nas uvas tintas. Entretanto, as uvas brancas possuem outros compostos fenólicos de grande importância para a saúde”, explica Fernanda, que também é delegada científica brasileira na Comissão de Enologia da OIV e coordenadora da Comissão de Enologia da Comissão Técnica Brasileira da Vinha e do Vinho (CTBVV).

Na sequência, o cardiologista Protásio da Luz, membro titular desde 2000 da Academia Brasileira de Ciências na área de Ciências da Saúde, abordará os efeitos do vinho tinto sobre o sistema cardiovascular. Sua apresentação ilustrará os efeitos potencialmente benéficos do vinho tinto, baseados em pesquisas experimentais e clínicas. Protásio tem passagem pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, é pesquisador do Instituto do Coração (InCor-USP).

Definindo-se como um “médico curioso sobre os efeitos do vinho na saúde”, o cardiologista Jairo Monson de Souza Filho dará continuidade às apresentações. Ele falará sobre temas controversos sobre vinho e saúde, respondendo a questões como “vinho é alimento?” , ” qualquer quantidade de álcool faz mal para a saúde?” e ” gestantes, quem teve hepatite, quem tem diabetes ou pressão alta podem consumir vinho?”. Ele apresentará evidências científicas que apontam para benefícios à saúde de consumidores regulares de vinho, ressaltando a importância da moderação e da consulta médica.

” Temos evidências científicas de que o consumo leve e moderado de vinho por aqueles que não têm contraindicações agrega ao prazer de beber alguns benefícios para a saúde. No entanto, é igualmente verdade que o consumo excessivo e irresponsável pode ser extremamente prejudicial. Portanto, todos os que consomem ou pretendem consumir vinho regularmente devem consultar o seu médico. Ele será capaz de avaliar e orientar adequadamente cada situação” , afirma Monson.

A programação finaliza com a auditora fiscal federal agropecuária e delegada científica do Brasil na Comissão de Segurança e Saúde da OIV Alinne Barcellos Bernd. Ela apresentará um painel sobre a atuação da comissão e os trabalhos que estão sendo tratados nos grupos de trabalho.

Além das conferências, o Simpósio Vinho & Saúde será uma oportunidade para networking, proporcionando troca de conhecimentos e experiências entre o público participante.

“Ter um momento para atualizar profissionais da área da saúde, da comunicação, do próprio setor vitivinícola e da sociedade em geral sobre os benefícios para a saúde do consumo moderado de vinhos é de fundamental importância. Cada vez mais estamos produzindo excelentes produtos e, com isso, queremos conquistar novos apreciadores, mas também queremos ressaltar o nosso compromisso com a saúde dos consumidores”, enfatiza o diretor-executivo do Consevitis-RS, Eduardo Piaia.

Serviço
Simpósio Vinho & Saúde
Quando: 21 de novembro, às 13h30
Onde: Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi – Av. Perimetral, 897, bairro São José
Quanto: entrada franca. Inscrições neste link