A Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), realizou nesta quarta-feira (21/08) a cerimônia de abertura da 8° edição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, no Centro de Cultura Ordovás. O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais e foi seguido de uma sessão de cinema acessível.

Na oportunidade, o titular da Coordenadoria da Acessibilidade, Tibiriçá Maineri, reiterou o papel da Semana. “Terminar com todas as barreiras resolveria o problema da acessibilidade, mas sabemos que é necessário continuar lutando pela igualdade de direitos aos acessos de todas as pessoas com mais qualidade. O cego precisa de audiodescrição e piso tátil, o surdo precisa do intérprete de libras e o autista precisa de tempo. No geral, nós precisamos de mais abertura, de trabalhos de educação e consciência para dar segurança para todas as pessoas de maneira contínua”, enfatizou.

Já o titular da SMSPPS, Ederson de Albuquerque Cunha, reiterou o cuidado com as pessoas. “Para que possamos fazer uma política pública, precisamos saber onde estão estas pessoas com deficiência, como e a quem se dirigem diante das dificuldades que elas enfrentam. Temos que ser efetivos. Agradeço ao Executivo municipal que tem feito construções de políticas que se preocupam com o outro”, ressaltou.

Após a solenidade de abertura ocorreu uma sessão de cinema acessível do filme “Meu Malvado Favorito” com as três técnicas de acessibilidade: audiodescrição para deficientes visuais, janela de tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legenda para surdos. “É uma Semana voltada a nós, PcDs, e para mim, nada melhor do que um acontecimento como este para conscientizar não só quem tem algum tipo de deficiência, mas também quem não tem. Precisamos de mais espaço no mercado de trabalho, afinal, nós também somos capazes de ocupar qualquer lugar, pois temos uma vida normal. A pessoa que não tem deficiência não precisa nos encarar como inferiores, pois nós não somos. O público PcD tem que dar mais atenção a semanas como essa”, disse Luciano Lima da Silva, 40 anos, aposentado.

A programação da Semana da Pessoa com Deficiência segue até 28/08 com campanhas educativas, treinamentos com as equipes de trabalho, atividades de cultura, esporte e lazer para o público PcD. Criada pela lei 5.447, de 19 de junho de 2000, a Semana tem o objetivo de promover a igualdade entre as pessoas, debater o direito à acessibilidade, prevenir e conscientizar a população sobre o tema e proporcionar o intercâmbio de informações visando soluções efetivas para as dificuldades das PcDs.

Programação:
21 a 28 de agosto – 10h às 22h
Exposição fotográfica “O Que Estamos Fazendo”, de Fábio Campelo
Local: Shopping Iguatemi Caxias

22 de agosto – 14h às 16h
Fórum de inclusão da PcD no mercado de trabalho
Local: Auditório SESI
Painelistas: Ana Maria Machado da Costa, auditora Fiscal do Ministério Público do Trabalho e Emprego e Bernardo Mata Schuch, procurador do Trabalho
Evento aberto ao público

23 de agosto – 8h30 às 11h30
Capacitação para a rede de educação
Local: Personal Hotel
Facilitadoras: Sonia Rosetti, psicóloga, e Marcia da Silva Garcia, pedagoga
Evento voltado às escolas da rede municipal, estadual e privada

26 de agosto – 10h às 11h
Ação de conscientização “Multa Moral”
Local: Praça Dante Alighieri

27 de agosto – 10h
Campanha educativa “Calçada Legal e Comércio Acessível”
Região Central – Ponto de encontro: Praça Dante Alighieri

28 de agosto – Caxias de Todos
Local: pontos turísticos de Caxias do Sul
Visitas guiadas para PcDs
Horário: mediante agendamento com a Coordenadoria de Acessibilidade

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Mateus Argenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here