Imagem: Cena do documentário "Bandoneando – A Busca pelos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha"

Dando continuidade a programação do Mês da Consciência Negra, ocorre nesta segunda-feira (27) e na quinta-feira (30), nas Escolas Municipais Ulysses Leonel De Gasperi e Princesa Isabel, de bento Gonçalves, a “Sessão Cine Afro” com a exibição do documentário “Bandoneando – A Busca pelos bandoneonistas negros da Campanha Gaúcha”, com mediação da professora e coordenadora do Movimento Negro Raízes, Solana Corrêa. A realização é da Secretaria de Cultura em parceria com o Sesc de Bento Gonçalves e apoio do Movimento Negro Raízes.

A obra, dirigida por Diego Muller,  foi lançada em 2021 e mostra a busca da história e das memórias desses personagens tocadores de bandoneón – instrumento semelhante à sanfona – pelo interior gaúcho.

Solana Côrrea ressalta a importância do documentário para o resgate de personagens essenciais e esquecidos que se dedicaram na arte do instrumento musical bandoneón: “A importância do resgate da trajetória e a grande contribuição destes artistas para a cultura gaúcha e brasileira, artistas esquecidos e ignorados, assim como a história do negro no Brasil como um todo. O documentário traz a triste realidade do negro da década de 1920 que conseguiam ser aceitos nos clubes porque tocavam bandoneon e carregam consigo lembranças de um tempo difícil e também um saudosismo pelo legado musical aprendido que está se perdendo nos tempos atuais”.

Em Bento Gonçalves, as atividades do Mês da Consciência Negra estão sendo promovidas pela Secretaria de Cultura em parceria com entidades como Movimento Negro Raízes, Sociedade Educativa e Cultural 20 de Novembro, Abadá BG Capoeira, Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Coletivo Nest Support, Sesc de Bento Gonçalves e Museu do Imigrante.