Foto: Emili Coelho/A mala do meu avô/Divulgação

Sesc Caxias do Sul prepara a retomada gradual de sua programação cultural, suspensa em função das enchentes que atingiram o Estado. Em junho, dois projetos ligados à literatura e às artes cênicas, voltados a alunos de escolas públicas do município, serão retomados com atividades em todas as semanas.

Através do Sesc Mais Leitura, os autores Eliandro Rocha, Tiago Maria e Duda Falcão se apresentarão no Teatro da Unidade (Rua Moreira Cesar, 2462) e em instituições de ensino, com diferentes abordagens que instigam a paixão pela leitura e a escrita. Já o projeto Teatro a Mil prevê a apresentação de dois divertidos espetáculos, com duas sessões cada, também em escolas agendadas: “A mala do meu vô”, da Cia Garagem, e “Circolando por Aí”, da Cia Espicula. A agenda e as sinopses podem ser conferidas a seguir.

“Estamos voltando com a nossa programação, levando atrações que despertam nas crianças e adolescentes conhecimento, curiosidades e que também trazem alegria e leveza, sentimentos que valorizamos mais do que nunca em momentos como o que temos vivido”, ressalta Liziane Mieres dos Santos, diretora do Sesc Caxias do Sul. As escolas contempladas com as ações do Sesc Mais Leitura e do Teatro a Mil de junho já estão definidas. Instituições interessadas em participar de novas edições dos projetos podem manifestar interesse através do e-mail culturacaxias@sesc-rs.com.br.

Sesc Mais Leitura – O projeto é realizado em diversas cidades do RS com o objetivo de oportunizar apresentações literárias, através de profissionais como escritores, artistas, professores ou especialistas em determinadas áreas/temáticas significativas que tratam de literatura por uma abordagem artística. A participação de escolas públicas deve ser feita através de agendamento com a Unidade do Sesc/RS na cidade. Informações complementares em www.sesc-rs.com.br/cultura/sescmaisleitura/.

Teatro a Mil – Projeto direcionado ao público de escolas públicas municipais e estaduais, que contempla espetáculos de teatro e circo de diferentes estilos e gêneros. Dessa forma, o Sesc/RS leva grupos para realizarem apresentações gratuitas destinadas a estudantes em teatros, espaços culturais de prefeituras e escolas e/ou nas diversas Unidades Operacionais do Sesc, além das cidades de abrangência de atuação da entidade.

Agenda cultural – Sesc Caxias do Sul:

  • Sesc Mais Leitura – Como Cozinhar Uma História, com Eliandro Rocha 
    Datas: 04 de junho
    9h – EMEF Armindo Turra
    14h – EMEF Senador Teotônio Vilela
    05 de junho
    9h – EMEF Tancredo Neves
    14h – EMEF Manoel Pereira dos Santos

Sobre a atração: O autor, em cena, com uma panela e livro de receitas, apresenta de forma lúdica o cozinhar de um livro. Visa a formação de leitores através de um encontro repleto de histórias e poesia. Nele, conto como me tornei leitor e escritor, apresento as obras através de manuscritos e ilustrações originais.

  • Sesc Mais Leitura – O resgate do leitor desaparecido, com Tiago Maria
    Datas: 12 e 13 de junho

Sobre a atração: Performance o resgate do leitor desaparecido – contação de história, interação com a plateia, declamação de poemas e desafio de escrita criativa. A atividade se propõe a dessacralizar a leitura, aproximando-a cada vez mais do leitor, em especial do leitor em formação. Trata-se de um resgate daquele leitor que todos nós fomos um dia, ansiosos em aprendermos a juntar letrinhas para desvendarmos histórias, e que muitos vão deixando desaparecer dentro si. A narrativa inicia identificando os possíveis motivos que levam o nosso leitor a escapar de uma hora pra outra.

  • Sesc Mais Leitura  – Investigando os monstros da literatura, com Duda Falcão
    Datas: 18 e 19 de junho

Sobre a atração: A apresentação disseca personagens monstruosos presentes na literatura, tais como vampiros, fantasmas, lobisomens, zumbis e alienígenas. A partir da Literatura, os monstros são observados em produções cinematográficas, em seriados e quadrinhos.

  • Teatro a Mil – “A mala do meu vô” (Cia Garagem de Teatro)
    Data: 25 de junho

Sobre a atração: O espetáculo narra a história do Palhaço Zoinho desbravando os presentes herdados de seu pai e avô. Um baú cheio de contos,mágicas, brincadeiras e uma mala que o Zoinho nunca abriu para ver o que havia dentro. Seu avô era dono de um circo e grande domador, seu pai que nasceu no circo era mágico. Neste enredo de aventuras e peripécias vamos conhecer melhor os antepassados de Zoinho Zumzumbamba.

  • Teatro a Mil – “Circolando por Aí” (Cia Espicula)
    Data: 26 de junho

Sobre a atração: Um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. O público poderá conferir uma peça de estética híbrida e lúdica que traz beleza e leveza traduzidas em acrobacias em duo, música, palhaçadas, malabarismos e GAG’s clássicas da palhaçaria. Por meio da chegada de Pulguita e Timbico no local, a confusão está armada,Circolando por Aí é um espetáculo que resgata a tradição do universo circense, unida às técnicas contemporâneas dessa arte.