Foto: CANTIGAS segue com novos episódios que trazem canções da cultura rio-grandense/Créditos Giovani Boff e Driko Chaves

Chegou a vez do Rio Grande do Sul na temporada CANTIGAS da série infantil Sótão da Flor, produção audiovisual do Grupo Ueba Produtos Notáveis de Caxias do Sul. Estreia neste sábado, dia 8 de junho, às 15h, no canal Sótão da Flor no Youtube, a fase gaúcha desta terceira temporada.

Serão seis cantigas inéditas que convidam a criançada a embarcar em uma viagem alegre e divertida pelo imaginário das cantigas que fazem parte da cultura rio-grandense, tendo como cenário o sótão mágico do centenário prédio do Centro Cultural Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba na última década. As canções do repertório gaúcho trazem um alento e acolhimento para o público infantil neste momento em que o Estado está tão fragilizado e enfrenta a maior catástrofe climática da sua história.

A estreia dos episódios gaúchos será com a cantiga Balaio. A cada sábado um novo episódio irá ao ar: Pezinho em 15/6, Chimarrita em 22/6, Tatu em 29/6, Caranguejo em 6/7 e Maçanico em 13/7. Na fase com repertório do Rio Grande do Sul, mais três atores convidados se juntam às personagens Flor, protagonizada por Aline Zilli, e Curió, interpretada por Aline Luz, além do ator Mike Almeida que já participou da primeira parte da temporada. Fazem participações especiais no elenco agora também os atores Dóris Laroque, Maicon Lionço e Pablo Beluck.

Na primeira parte da temporada, foram lançados seis episódios inspirados em cantigas infantis nacionais: Ciranda cirandinha, Se essa rua fosse minha, O Cravo e a Rosa, Atirei o pau no gato, A canoa virou e Peixe vivo, que já alcançaram mais de 10 mil visualizações no Youtube.

A direção e os roteiros dos 12 episódios da temporada CANTIGAS são do ator e dramaturgo Jonas Piccoli, que tem participações especiais no projeto. A produção musical e os arranjos são de Lucas Bacchi, captação de áudio, mixagem e masterização da Sonido Produtora, captação de imagens e edição da Pitaya Ideias e ilustrações de Fredy Varela. Todos os episódios são adaptados à linguagem de sinais pela intérprete de libras Isabel Damian.

O projeto Sótão da Flor – CANTIGAS tem planejamento cultural da CM Produções, realização do Grupo Ueba Produtos Notáveis, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e patrocínio da Central de Rações e Via Inox Tramontina.

SÉRIE AUDIOVISUAL NASCEU NA PANDEMIA
O projeto Sótão da Flor surgiu durante a pandemia, quando o Grupo Ueba Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, se viu impossibilitado de apresentar sua arte presencialmente e precisou reinventar-se, ocupando outros espaços e formatos, como as plataformas digitais. A primeira temporada LEITURAS contou com seis vídeos com clássicos da literatura infantil, trazendo a trajetória de escritores famosos e uma contação de história a cada episódio. A temporada FOLCLORE explorou em 10 episódios as principais lendas e contos do folclore brasileiro e gaúcho.

O canal Sótão da Flor no Youtube é destinado a crianças e jovens, com abordagem teatral para encenar histórias, receber convidados e passar conteúdos relevantes. O objetivo é instigar a criatividade e o imaginário infantojuvenil, promovendo a realização de atividades artísticas, de forma dinâmica e divertida, com viés pedagógico. O canal já soma mais de 175 mil visualizações e tem quase 60 vídeos no ar.

PROGRAMAÇÃO DA TEMPORADA “CANTIGAS GAÚCHAS”:

  • Balaio – 8 de junho
  • Pezinho – 15 de junho
  • Chimarrita – 22 de junho
  • Tatu – 29 de junho
  • Caranguejo – 6 de julho
  • Maçanico – 13 de julho

Lançamento sempre às 15h no canal Sótão da Flor no Youtube