Foto: IEL/Divulgaçãp

Ocorre, nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26 de setembro, em Porto Alegre, o I Seminário de Literatura Gaúcha, em homenagem aos 70 anos do Instituto Estadual do Livro (IEL), completados em janeiro de 2024. O evento, que será realizado no Auditório Luis Cosme, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), é organizado em parceria entre o IEL e CCMQ.

A programação conta com três mesas-redondas e um bate-papo, abordando temas como ditadura, literatura contemporânea e as relações entre literatura e o antropoceno. O evento reunirá autores e pesquisadores de diversas universidades, além de nomes importantes da literatura gaúcha. A participação é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Programação
No primeiro dia (25/9), as atividades começam às 10h com a mesa-redonda “A Literatura e a Ditadura”, mediada pelo professor e escritor Antonio Hohlfeldt. O debate contará com a participação dos pesquisadores Sergius Gonzaga, Gínia Gomes e Rejane Pivetta de Oliveira, todos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). À tarde, às 14h, será realizada a mesa “Literatura Gaúcha Ontem e Hoje”, com os pesquisadores Lucas da Cunha Zamberlan (UFSM), Nubia Hanciau (FURG) e Sátira Machado (Unipampa), sob a mediação da escritora Carolina Panta. Às 16h, terá início a primeira rodada de apresentações de comunicações orais, cujos temas serão divulgados em breve.

No segundo dia (26/9), a programação começa às 10h com mais apresentações de comunicações orais. Às 14h, acontece a mesa-redonda “Escritores do Século XIX”, mediada pelo escritor Cristiano Fretta, com a participação de Carlos Alexandre Baumgarten e Maria Eunice Moreira, da PUCRS, além de Denise Espírito Santo da UERJ.
Para encerrar o seminário, o bate-papo “Literatura e Antropoceno”, às 16h, contará com a presença dos escritores Daniel Galera, Natalia Borges Polesso e Morgana Kretzmann, mediado por Andrezza Postay, doutora em escrita criativa.

Serviço
Evento: I Seminário de Literatura Gaúcha
Data: 25 e 26 de setembro
Local: Auditório Luis Cosme, 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre.