Imagem: McLaren Vale/Divulgação

Tinto, branco, rosé ou espumante. Para quem adora uma boa taça de vinho, há algo ainda mais especial em degustá-la em um cenário como um vinhedo, durante uma viagem. Em pesquisa realizada pelo Booking.com, mais de um terço (36%) dos viajantes brasileiros afirmam que gostariam de fazer um passeio por vinícolas nas próximas férias. Com isso, o site Exame. selecionou acomodações únicas que oferecem aos viajantes a oportunidade de vivenciar essa experiência.

San Vicente de Tagua Tagua, Chile

Imagem: Divulgação

San Vicente de Tagua Tagua, também conhecida como San Vicente, é uma comuna chilena da província de Cachapoal, famosa região vinícola do Chile. O vale de Millahue está situado no coração da região produtora de vinhos chilenos entre os Andes e a Cordilheira da Costa. Os viajantes podem apreciar os diversos vinhedos, pois há uma série de passeios com degustação dos vinhos locais, acompanhados de banquetes refinados.

Mendoza, Argentina

Imagem: Divulgação

Maior produtora de vinho da América do Sul, a Argentina sabe como conseguir uma boa safra – e a cidade de Mendoza, com seus vales situados aos pés dos Andes, é conhecida por seus malbecs frutados, produzidos na ensolarada altitude. Embora o malbec seja originário da França, ele se dá super bem no clima de Mendoza, que abriga mais de 1500 vinícolas e é responsável por 60% da produção geral de vinho do país. Essa cidade, cosmopolita e arborizada, é perfeita para quem busca aventura em suas diversas bodegas (vinícolas), restaurantes de primeira classe e passeios – incluindo mountain bike e rafting.

Saint-Émilion, França

Imagem: Divulgação

Situado no sudoeste da França, que oferece o microclima ideal para seus vinhos tintos encorpados e reconhecidos mundialmente, Saint-Émilion é sinônimo de vinho. Ele está localizado no coração da região vinícola de Bordeaux e possui uma paisagem com castelos, vinhedos e jardins repletos de flores. Tanto o vilarejo quanto os vinhedos foram considerados patrimônio mundial da UNESCO, graças à sua arquitetura e vinhos excepcionais. Os viajantes podem passear pelas agradáveis ruas de paralelepípedo durante um passeio guiado sobre vinhos por Saint-Émilion e aprender sobre a história da região, além de explorar os vinhedos e apreciar a variedade de vinhos Grand Cru.

Vilafranca del Penedès, Espanha

Imagem: Divulgação

Localizada no interior de Barcelona, Vilafranca del Penedès é uma charmosa cidade catalã, conhecida como o epicentro da produção de cava, famoso espumante espanhol. Com um belo centro histórico e arquitetura medieval, ela está rodeada por algumas das maiores vinícolas de cava na Espanha e oferece muitas oportunidades para degustação de vinhos e experiências gastronômicas. Os visitantes podem saber mais sobre a história do vinho da região de Penedès no Museu VINSEUM, que trata da introdução dos métodos de vinificação que remontam aos antigos romanos. Uma degustação de vinhos com um sommelier vai permitir que os viajantes mergulhem na cultura espanhola, degustando uma série de vinhos harmonizados com carnes e queijos locais, adquiridos de produtores familiares.

McLaren Vale, Austrália

Imagem: Divulgação

Localizado entre a Cordilheira Mount Lofty e as extensas praias do Golfo de São Vicente, e a um curto trajeto ao sul de Adelaide, McLaren Vale é uma região vinícola sustentável com mais de 80 vinhedos. Uma das regiões vinícolas mais antigas e aclamadas da Austrália, é conhecida pelo Shiraz, mas também oferece diversos vinhos de qualidade que vão satisfazer todos os gostos e bolsos. Os viajantes podem andar de bicicleta ao longo dos 9 quilômetros da Trilha Shiraz e apreciar vistas do mar, das montanhas e vinícolas; a região também é um paraíso gastronômico e abriga uma grande variedade de restaurantes que servem vinhos locais e comida gourmet sazonal. O passeio pelas vinícolas McLaren Vale e o The Cube Experience inclui uma degustação de vinhos e almoço no d’Arenberg Cube, uma vanguardista vinícola de 5 andares projetada para se assemelhar a um cubo mágico.

Bento Gonçalves, Brasil

Imagem: Divulgação

A cidade de Bento Gonçalves, situada no sul do Brasil, é conhecida como a capital do vinho no país. Esse título veio graças aos mais de 150 anos de tradição vinícola e à maior concentração de produtores de vinho em toda a América do Sul. Com vinhedos, pequenas fazendas, casas de campo e pizzas assadas em forno de barro, a cidade gaúcha é comparada a regiões italianas, como a Toscana. O viajante pode passear pelo Vale dos Vinhedos, com incontáveis vinhas e empresas de gerência familiar, e conhecer os simpáticos moradores por trás dos vinhos premiados.

Fonte: Site Exame.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here