Hoje em dia o pudim já ganhou tanta variedade e versões que já encontramos pudim de coco, de chocolate, café, mascarpone, mas o doce original é preparado com ovos, farinha, açúcar, leite e favas de baunilha.

Receita portuguesa, foi ensinada aos brasileiros e virou uma das suas sobremesas preferidas, ainda mais quando é preparado com leite condensado.

Feito em banho-maria, essa sobremesa fica com textura lisa ou com furinhos, tudo depende de como foi feita. Por isso confira aqui alguns segredinhos do pudim perfeito e suas mais variadas receitas.

1. Textura lisa
Caso queira uma textura mais lisinha no seu pudim, misture os ingredientes a mão (ou no batedor manual). O importante é não arear tanto a massa. Em seguida, dever ser assado gradualmente em baixa temperatura, cerca de 180ºC.

2. Textura com furinhos
Bata a massa no liquidificador. O pudim deve ser assado em forno alto.

3. Essência ou Fava
Se a receita pedir baunilha, de preferência a fava/vagem. Ela deve ser aberta ao meio, no seu comprimento e devemos recuperar as sementes. (mais dicas em nosso artigo “como usar a baunilha?” O problema da fava é seu preço. Se não der, não se preocupe, use a essência.

4. Calda de Caramelo
Se tiver um termômetro de cozinha, o caramelo deve estar entre 115 °C e 130 ° C no máximo. O caramelo deve ter uma cor marrom agradável. Se ele for muito escuro será amargo, e muito brilhante faltará sabor. Use o caramelo logo em seguida, pois ele endurece muito rápido. (veja mais dicas clicando aqui!)

5. Banho-Maria
É o banho-maria que dá a textura cremosa no pudim. Dentro do forno, preencha a assadeira com 2/3 de água para evitar que seque. Caso a água evapore antes do pudim ficar pronto, complete com água já quente, na mesma temperatura. Cuidado para não se queimar.

6. Como desenformar
Existem exceções (como é o caso o pudim de clara) mas só desenforme o pudim depois de gelado. Com a ajuda de uma faca sem ponta, passe-a em torno de todo o pudim. Serve para soltar as laterais. Caso ainda sinta que esteja grudado por conta do caramelo, leve a forma diretamente ao bico do fogão. Faça isso por alguns minutos ou até que a calda amoleça. E então é só desenformar.

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here