Após meses aguardando novidades relacionadas ao “Galaxy XR” que deve estrear ainda este ano, novidades apontam que Samsung teria formado recentemente uma “equipe secreta” para desenvolver headsets de realidade virtual (VR) e aumentada (AR).
Segundo fontes ligadas à indústria, a divisão Samsung MX (Mobile eXperience) criou um novo “time imersivo” com objetivo de avançar no desenvolvimento de um competidor para o Apple Vision Pro.
É revelado que o time iniciado com poucas pessoas agora conta com mais de 100 funcionários para lidar apenas com testagem e produção do headset AR/VR.
Samsung, Google e Qualcomm contra Apple
O futuro headset da Samsung está sendo projetado em colaboração com o Google para o sistema operacional e a Qualcomm para o hardware.
Apesar das poucas informações do suposto “Galaxy XR”, sabemos que a estreia do Apple Vision Pro teria feito a Samsung reprojetar as telas do produto e redesenhar o headset para atingir um nível a mais de refinamento.
Com a mudança esperamos que o headset da Samsung aposte em telas OLED de 1,03 polegada com qualidade equivalente às da Apple, que oferecem 23 milhões de pixels e tecnologia micro-OLED.
O produto ainda deve ser equipado pelo processador Snapdragon XR2 da Qualcomm, fabricado especialmente para lidar com o mapeamento espacial do ambiente ao redor do usuário e para identificar com precisão os gestos das mãos, além de rodar uma versão customizada do Android para realidade aumentada e virtual.
Meta é uma das principais fabricantes de headsets da atualidade e quer continuar crescendo nos próximos anos com modelos mais acessíveis e poderosos (Foto: Azwedo L.LC/Unsplash)
Segmento cada vez mais popular
O mercado de headsets de realidade virtual está crescendo rapidamente graças ao avanço tecnológico dos últimos anos e mais empresas seguem a tendência para atrair consumidores.
Segundo pesquisa do IDC, o mercado deve vender aproximadamente 182 milhões de unidades de produtos em 2024.
Para o ano seguinte, o total de vendas seria de 265 milhões, com projeção de 356 milhões em 2026. Fica claro porque nenhuma empresa quer deixar de competir no segmento.
“Galaxy XR” pode ter apelo no preço inferior
O dispositivo também deve estrear com preço muito abaixo do Apple Vision Pro, lançado exclusivamente nos Estados Unidos e que custa US$ 3.499, o equivalente a quase R$ 17 mil.
Enquanto o anúncio do headset da Samsung é esperado para 2024, não existem maiores detalhes a respeito da sua data de apresentação.
Ainda assim, é possível que a revelação aconteça durante o evento Unpacked para anúncio dos novos dobráveis Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6, previsto para acontecer entre julho e agosto.
Fonte: Hankyung (em coreano)