“Panochia d`un panochia”. Quem mora na Serra Gaúcha já deve ter ouvido em algum momento este tipo de xingamento dobrado. Mas nem todo mundo sabe porque este reforço pejorativo. A explicação é que a ofensa é para o sujeito e seu pai ou mãe também. No caso, o panochia, ou estúpido/burro seria o filho de um burro também.

A explicação é do professor e pesquisador Roni Dall´Igna, que acaba de tirar do prelo a sua mais recente obra, “Dicionário Talian/Português/Italiano de curiosidades, elogios e impropérios”, e quantos impropérios…

O livro contém, além dos verbetes, ilustrações de ofensas com gestos e a contracapa traz um precioso termômetro que mede a intensidade da ofensa. Vai do grau bassissimi ao altíssimi, sendo o grau baixo aquele em que a ofensa vai do velenoso (venenoso) e ciacolòn (falador) ao grau máximo que é o de fazer gestos obscenos.

Resultado de 1.300 entrevistas e centenas de verbetes dispostos em 180 páginas, além de xingamentos encontra-se no livro elogios, curiosidades e figuras de linguagem. “As gírias têm dupla significação (aquilo que é real ou nas conotações do sentido figurado) em razão das tonalidades de termos expressos”.

A obra sai com algum atraso porque, apesar de ter sido aprovada para receber recursos da Lei Rouanet, coincidiu com um período em que as empresas não apuraram lucros e não havia como destinar. Outro entrave: para a tristeza do autor, o trabalho não foi acolhido pelo edital do Fundo de Cultura Municipal, sob a explicação da falta de algum documento ou de que não se inseria no escopo do edital.

Finalmente, a empresa do ramo de alimentação Vallens Food Ingredients, de Farroupilha, foi sensível ao valor da compilação e patrocinou a tiragem de 1.200 exemplares que, a partir da próxima semana, deverá estar nas livrarias de Bento Gonçalves.

Concluída esta etapa primordial e tão desejada na vida de um autor/pesquisador, que é a publicação, Roni Dall´Igna já ultima detalhes para lançar o seu mais novo trabalho que está em fase bastante adiantada: o dicionário de verbetes gaúchos.

Fonte: Leouve / Foto: Gerson Lenhard / Grupo RSCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here