Roger é o artista que ilustrou o pôster 2021 do International Board on Books for Young People (IBBY)

O ilustrador e vice-presidente do Instituto de Leitura Quindim, Roger Mello, participará de diferentes atividades em abril, mês em que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil. Entre elas estão os bate-papos, online, com o ilustrador checo Peter Sís, no dia 1º, e com a escritora brasileira Ana Maria Machado, no dia 2 de abril.

Roger é o artista que ilustrou o pôster 2021 do International Board on Books for Young People (IBBY), organização mundial que promove o acesso ao livro infantil e juvenil. A mensagem do pôster é da escritora cubano-americana Margarita Engle. Essa mensagem visual e escrita percorre os 80 países que compõem o IBBY. Ganhador do Prêmio Internacional Hans Christian Andersen (HCA) 2014, do IBBY, considerado o Nobel da Literatura Infantil, Roger Mello tem mais de 100 títulos publicados, 10 prêmios Jabuti na bagagem e exposições internacionais em países como Peru, México, Rússia, Itália, Alemanha, China e Japão.

01/04: Conversa com Roger Mello e Peter Sís – Museu Eric Carle
Roger Mello e Peter Sís se reunirão para discutir sobre os trabalhos realizados na criação de livros infantis, além de histórias pessoais que ambos trazem à vida por meio das ilustrações. O encontro, online, promovido pelo The Eric Carle Museum of Picture Book Art será moderado por Lisa von Drasek, curadora das Coleções de Pesquisa de Literatura Infantil da Universidade de Minnesota e co-hospedado por Archipelago Books. Para participar da conversa que inicia às 19h (EUA) e 18h (Brasil), basta se inscrever no link https://bit.ly/2NSt9jN

O checo Peter Sís é um ilustrador, autor e cineasta aclamado internacionalmente. As obras, Starry Messenger: Galileo Galilei, Tibet Through the Red Box e The Wall: Growing Up Behind the Iron Curtain foram nomeadas Caldecott Honor Books pela American Library Association, e The Wall recebeu a Medalha Robert F. Sibert. Sís é o primeiro ilustrador de livros infantis a ganhar o MacArthur Fellowship e, em 2012, ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen por conquistas ao longo da vida.

02/04 – Bate-papo sobre “A valorização da linguagem estética na Literatura Infantil e Juvenil”, com Roger Mello e Ana Maria Machado
Roger Mello e a escritora Ana Maria Machado, dois autores brasileiros vencedores do Prêmio Internacional Hans Christian Andersen (HCA), terão um bate-papo online, para conversar sobre a “Valorização da linguagem estética na Literatura Infantil e Juvenil”. Esse encontro é organizado pelo Instituto de Leitura Quindim e a conversa online será transmitida pelo canal do YouTube do Instituto, às 16h.

A escritora e jornalista brasileira Ana Maria Machado foi a primeira autora de livros infantis a fazer parte da Academia Brasileira de Letras (ABL), entidade que presidiu de 2011 a 2013. Tem mais de cem livros publicados, entre eles nove romances, oito ensaios e especialmente literatura infantil e juvenil. São mais de 20 milhões de exemplares vendidos, publicados em vinte idiomas. Recebeu dezenas de prêmios, entre eles, 3 Jabutis, Machado de Assis e o Prêmio Hans Christian Andersen.

Roger Mello e Margarita Engle, assinam a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil de 2021
O brasileiro Roger Mello e a escritora cubano-americana Margarita Engle foram os artistas convidados para criar a mensagem “A Música das Palavras”, que está traduzida em 5 idiomas (português, inglês, espanhol, francês e alemão) e percorrerá o mundo para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil promovido pelo International Board on Books for Young People (IBBY).

Desde 1967, próximo ao aniversário de Hans Christian Andersen, 2 de abril, o International Children’s Book Day (ICBD) é comemorado para inspirar o amor pela leitura e chamar a atenção para os livros infantis. A cada ano, uma seção nacional diferente do IBBY tem a oportunidade de ser o patrocinador internacional do ICBD, que decide sobre um tema e convida um autor proeminente do país anfitrião para escrever uma mensagem para as crianças do mundo e um ilustrador reconhecido mundialmente para desenhar um pôster. Esses materiais são usados em diferentes maneiras de promover livros e leitura. Em 2021, o United States Board on Books for Young People (USBBY) foi o escolhido para patrocinar o Pôster IBBY ICBD com uma mensagem inspiradora para crianças em torno do tema “A Música das Palavras”, escrita por Margarita Engle (EUA), com ilustrações de Roger Mello (Brasil).

“Os animais e pessoas de todos os continentes são inspirados pela música das palavras, assim como eu fui inspirado pela música, o ritmo e a batida nas palavras poéticas de Margarita Engle. Uma batida única é a pulsação da diversidade, a pulsação da literatura e das artes que ajuda as crianças de todo o mundo a encontrar em seus pensamentos a voz do ‘outro’ – a voz do mundo”, revela Roger.

O pôster e a mensagem dos artistas estão disponíveis no site do Instituto de Leitura Quindim no link www.institutoquindim.com.br/blogquindim

Margarita Engle é uma autora de muitos livros premiados para crianças, jovens e adultos, entre eles, as obras The Surrender Tree, Enchanted Air, Forest World e Drum Dream Girl. Entre as premiações estão o NSK Neustadt Prize for Children’s Literature 2019; 2011, 2012 e 2015 Pura Belpré Honor Awards, uma homenagem ao Walter Award 2018, o 2015 Américas Award, a Jane Addams Children’s Book Award, e vários prêmios internacionais de livros latinos e honras. Ela também foi premiada com o Charlotte Zolotow, PEN USA, Golden Kite, Green Earth, Lee Bennett Hopkins, Arnold Adoff Poetry Award e Claudia Lewis Awards.

Fonte: Adri Silva Assessoria / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here