Um ecossistema de ensino e aprendizagem com infraestrutura e recursos que apoiam a formação dos acadêmicos, possibilitando a prática no contato com seus objetos de estudo e as demandas da comunidade.

É isso que a Universidade de Caxias do Sul propõe ao reinaugurar um dos lagos do Campus-Sede, inserido em um contexto de valorização da convergência das atividades de cursos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, como Medicina Veterinária, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e Agronomia, e da graduação em Engenharia Ambiental, na Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, com ambientes complementares.

“Em um complexo de ambientes de ensino próximos e suplementares, o lago e o zoológico, com suas possibilidades e biodiversidade, somam-se com propriedade e relevância aos cenários de aprendizado das formações ligadas às Ciências da Vida”, considera o professor Dagoberto Vanoni de Godoy, que dirigiu a Área do Conhecimento até o final de abril, acompanhando o projeto. A interação e o aprendizado se dão a partir da utilização das estruturas em aulas, observações, estudos, estágios e, também, pela aproximação com a comunidade que frequenta os espaços nos momentos de lazer e demanda os serviços prestados pela UCS.

O novo diretor da Área do Conhecimento, professor Asdrubal Falavigna, destaca a importância dos ambientes que ornam e integram a infraestrutura institucional além da graduação, para o nível de Pós-Graduação. “Os frequentadores se beneficiarão de uma bela e agradável área de convívio que consiste, ao mesmo tempo, em um laboratório de ensino, pesquisa e produção de conhecimento. Isso reforça o papel da Universidade na comunidade na proposição de cenários de civilidade, entretenimento e busca pelo saber”, considera.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação