A reinauguração do icônico Vinho Encanado encerrou com sucesso sua programação na tarde de domingo (09), em Bento Gonçalves. Durante dois fins de semana, cerca de 30 mil pessoas passaram pela Via Del Vino, no centro da cidade, apreciando os vinhos e sucos disponibilizados na “Casa del Vino Moysés Michelon”. Ali foram consumidas 24.200 doses das bebidas, o que representa 3,6 mil litros. O preferido do público foi o vinho tinto Merlot (55% das vendas), seguido pelo vinho branco Moscato (25%) e pelo suco de uva integral (20%). “Ficamos extremamente satisfeitos não apenas pelos números de público e consumo, que nos surpreenderam positivamente. Mas, acima de tudo, o destaque foi a receptividade da comunidade, que acolheu com muito carinho a volta do Vinho Encanado, participando da programação e realmente aproveitando as atrações. Esse indicativo nos deixa muito otimistas, também, com relação ao sucesso que será a retomada da Fenavinho”, avalia Diego Bertolini, coordenador do comitê responsável pela organização da 16ª edição da Festa Nacional do Vinho.

Os produtos servidos durante o Vinho Encanado – fornecidos pela Cooperativa Vinícola Aurora – foram disponibilizados ao público por meio de uma moderna estrutura de distribuição, envolvendo tanques de aço inoxidável (revestidas por uma cobertura de madeira, resgatando o visual das tradicionais pipas), sistema de refrigeração e torneiras de serviço. Quem visitou o ‘Vinho Encanado’ nos dias 01, 02, 08 e 09 de junho pôde apreciar, também, diversas apresentações artísticas, shows musicais e performances culturais gratuitas. A venda de produtos artesanais, representando as agroindústrias familiares, foi outra atração. Houve, ainda, espaço para o resgate de jogos e brincadeiras típicos da cultura italiana trazida pelos imigrantes que colonizaram a região – a corrida de barricas foi um dos exemplos.

O primeiro fim de semana do Vinho Encanado teve, também, a apresentação do Desfile de Carros Alegóricos, reunindo cerca de 750 pessoas da comunidade e representantes dos distritos de Bento Gonçalves, organizados em mais de dez alas temáticas, celebrando nas ruas a alegria e reverenciando a tradição, os usos e os costumes dos imigrantes italianos. No corso, homenagens a aspectos importantes da identidade cultural da região, como o trabalho, a gastronomia e a religiosidade.

Agora, os amantes do vinho iniciam a contagem regressiva para o retorno de outro evento símbolo para Bento Gonçalves: a Fenavinho. Depois de um intervalo de oito anos, a 16ª edição da Festa Nacional do Vinho ocorre de 13 a 23 de junho no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, de forma integrada a ExpoBento, maior feira multissetorial do país. Além de encher as taças com os produtos de mais de 20 vinícolas expositoras, os visitantes poderão se deliciar com pratos típicos da culinária local, assistir a shows e curtir toda a programação que os dois eventos oferecem ao público pelo valor de um único ingresso – com custo de R$ 5,00 nos dias de semana (das 18h30 às 22h30) e R$ 12,00 nos fins de semana e feriados (das 10h às 22h30).

Outras informações podem ser obtidas no site www.fenavinho.com.br

Fonte: Exata Com / Foto: Gustavo Bottega/Vagão Filmes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here