A Secretaria do Turismo de Caxias do Sul realizou, na tarde de quinta-feira (16), o encontro do trade turístico que contou com a presença de empreendedores, membros do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), guias de turismo, agências de turismo. Estavam presentes também o secretário do Turismo, Ricardo Daneluz, o secretário do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, o secretário Estadual do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior e o vereador Felipe Gremelmaier.
A reunião teve como pauta principal a reconstrução do setor, considerando as consequências das chuvas ocorridas no mês de maio no Rio Grande do Sul, que afetaram, inclusive, alguns empreendimentos turísticos da cidade.
Na ocasião, Ricardo Daneluz lamentou o que está acontecendo, enfatizou a importância das doações e apresentou dados sobre as enchentes, promovendo, em paralelo, uma conversa norteadora sobre como recomeçar a partir de agora. Entre as ações elencadas no encontro, a fim de auxiliar o trade nesse momento, estão: focar nas atrações turísticas que ficaram preservadas, ações direcionadas ao público local (de caxiense pra caxiense), valorizar o produto fabricado na nossa região, aproveitar a malha aérea emergencial do Rio Grande do Sul que inclui o Aeroporto Hugo Cantergiani – o número de pessoas circulando subiu de 1 mil para mais de 2 mil, diariamente.
“Vamos trabalhar, juntamente com o trade turístico, para fomentar a realização de eventos na cidade. Estaremos atuando de forma mais efetiva no aeroporto, a fim de mostrar aos visitantes o potencial de Caxias do Sul. Percebemos que o momento é de ação. As palavras da vez são: superação, enquanto dar a volta por cima; superação, enquanto atitudes pró-turismo local que teremos que ter ainda mais a partir de agora. E o principal de tudo: doação. A cidade, a Serra Gaúcha e o Estado precisam da nossa ação”, destacou o secretário.
O encontro contou com, aproximadamente, 80 participantes e serviu de base para o início da reconstrução econômica e turística da cidade.