Quando pensamos em receitas para o Ano-Novo, a lentilha é um dos principais ingredientes que não podem faltar na ceia da maioria das famílias. Além de saudável e muito saboroso, esse alimento típico do Réveillon é conhecido por atrair sorte, prosperidade e abundância para o ciclo que se inicia. De acordo com a tradição, o formato arredondado do grão, semelhante a uma moeda, também é capaz de trazer dinheiro a quem incluí-lo na primeira refeição do ano. Para que haja energia positiva de sobra em 2021, listamos diferentes pratos com lentilha para você inserir no cardápio da noite da virada – com carne e vegetarianos. Confira e escolha o seu!

Opções de receitas com lentilha para a ceia de Ano-Novo:

Sopa de lentilha com bacon
A combinação entre lentilha e bacon é perfeita para uma receita simples e rápida de Ano-Novo!

Receita de Sopa de lentilha com bacon e legumes

Ingredientes:
500g de lentilha
1,5 litro de água
1 cubo de caldo de legumes
2 folhas de louro
3 colheres (sopa) de azeite
250g de bacon em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 talo de salsão em cubos
1 cenoura em cubos
Sal e cheiro-verde picado a gosto
Folhas de louro para decorar

Modo de preparo: Coloque a lentilha em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 4 horas. Escorra. Em uma panela de pressão, misture a lentilha, a água, o caldo de legumes e o louro. Tampe e cozinhe por 10 minutos, em fogo baixo, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Reserve. Aqueça outra panela com o azeite, em fogo médio, e frite o bacon até dourar. Adicione a cebola, o alho, o salsão e refogue por 2 minutos. Junte a lentilha reservada com a água do cozimento, a cenoura e cubra com mais água. Tempere com sal, cheiro-verde e cozinhe por 5 minutos ou até a cenoura amaciar. Transfira para uma sopeira e sirva decorado com folhas de louro.

 

Farofa de lentilha
Para diversificar a ceia, que tal apostar em uma receita deliciosa de farofa de lentilha? A linguiça calabresa deixa a preparação ainda mais gostosa!

Receita de Farofa de lentilha, enviada por NATALINA - TudoGostoso

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
1 gomo de linguiça calabresa picada
1 xícara (chá) de lentilha cozida
3 xícaras (chá) de farinha de mandioca
Sal e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo: Aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite a cebola e a calabresa até dourar. Adicione a lentilha e refogue por 2 minutos. Junte a farinha, sal, cheiro-verde, misture e desligue o fogo. Transfira para uma travessa e sirva.

 

Arroz de bacalhau com lentilha
O bacalhau é outro alimento típico das celebrações de fim de ano. Ao contrário do que muitos pensam, a combinação dos ingredientes realça o sabor positivamente!

Arroz de bacalhau com lentilhas | Receitas | Receitas

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de lentilha
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
200g de bacalhau dessalgado em lascas
2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
Sal e cheiro-verde picado a gosto
4 xícaras (chá) de água
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas em rodelas
2 ovos cozidos e fatiados
Azeite para regar
Batata palha para polvilhar

Modo de preparo: Em uma panela, coloque a lentilha e cubra com água. Leve ao fogo médio por 20 minutos ou até amaciar. Escorra e reserve. Em outra panela, em fogo médio, aqueça o óleo e frite a cebola e o alho por 3 minutos. Junte o bacalhau e refogue por mais 3 minutos. Adicione o arroz e refogue por 2 minutos. Acerte o sal e cozinhe, em fogo baixo, com a panela semitampada por 15 minutos ou até secar a água. Solte o arroz com um garfo e misture a lentilha, as azeitonas e cheiro-verde. Transfira para uma travessa, decore com os ovos, regue com azeite e polvilhe com batata palha. Sirva.

 

Tomate recheado com lentilha
Uma versão diversificada das tradicionais receitas com lentilha é a de tomates recheados. Ideia criativa e de aparência sofisticada para servir na ceia, também é uma boa pedida para as vegetarianas!

Receita de tomate recheado com lentilhas

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de lentilhas
3 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 dente de alho
1 cebola cortada em 4 partes
1 folha de louro
8 tomates carmem maduros
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de açúcar
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de azeite
1 ramo de orégano fresco picado
3 ramos de salsa picada
1/4 de xícara (chá) de azeite para regar
2 talos de cebolinha picada

Modo de preparo: Coloque a lentilha em uma tigela com a água, o vinho, o alho, a cebola e o louro. Tampe e deixe de molho por 30 minutos. Enquanto isso, corte a tampa dos tomates e retire suas sementes. Passe uma mistura de sal e açúcar no interior de cada um. Vire os tomates para baixo e deixe descansar por 20 minutos. Despeje a mistura de lentilha em uma panela, leve ao fogo baixo e cozinhe até que fique al dente, ainda um pouco firme. Tempere com sal, pimenta, o azeite, o orégano e 1 ramo de salsa. Coloque os tomates em uma fôrma, regue cada um deles com azeite e tempere com a salsa restante e a cebolinha. Recheie com a lentilha e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Sirva em seguida.

 

Salada de frango e lentilha
Quem pensa que a lentilha combina apenas com o prato principal ou acompanhamento de Ano-Novo está muito enganada. O ingrediente é versátil e também pode ser utilizado para incrementar a salada!

Salada de frango com lentilha | CLAUDIA

Ingredientes:
1 xícara (chá) de lentilha
Sal a gosto
1 e 1/2 xícara (chá) de frango cozido e desfiado
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado miúdo
1 pimentão vermelho picado
1/2 xícara (chá) de champignon fatiado
1 cenoura pequena ralada grossa
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre tinto
2 colheres (chá) de sal
1 colher (café) de cominho em pó
1 maço de agrião lavado e escorrido

Modo de preparo: Cozinhe a lentilha em água e sal por 30 minutos ou até ficar macia, mas sem desmanchar. Escorra e deixe esfriar. Em uma tigela, misture a lentilha, o frango, o cheiro-verde, o pimentão, o champignon e a cenoura. Tempere com o azeite, o vinagre, o sal e o cominho. Arrume as folhas de agrião em uma saladeira, coloque a salada de frango no centro e leve à geladeira por 1 hora antes de servir.

 

Croquetes de lentilha
Quem aprecia um bom salgado frito no Réveillon, pode apostar nessa receita deliciosa de croquete de lentilha para servir na ceia, inclusive para quem não come carne!

Croquete de lentilha | CLAUDIA

Ingredientes:
100g de lentilha
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena ralada
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1/3 de xícara de cheiro-verde picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes para empanar:
Farinha de trigo
2 ovos
Farinha de rosca
Óleo para fritar

Modo de preparo: Cozinhe a lentilha na panela de pressão por 25 minutos. Escorra e bata no liquidificador. Reserve. Derreta a manteiga em uma panela, junte a cebola e o alho e refogue por alguns minutos. Junte a farinha de trigo e frite por 2 minutos. Junte o leite aos poucos e cozinhe até desprender do fundo da panela, sem parar de mexer. Adicione o purê de lentilha, o tomate picadinho, o cheiro-verde e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tire do fogo e deixe esfriar. Modele os croquetes, passando-os pela farinha de trigo, pelos ovos ligeiramente batidos e, por último, pela farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel absorvente e sirva em seguida.

 

Torta de lentilha
É raro encontrar alguém que não aprecie uma boa torta salgada, não é mesmo? Inove no cardápio e experimente!

Torta de lentilha - Guia da Cozinha

Ingredientes da massa:
1 xícara (chá) de sobras de lentilha cozida e peneirada
4 ovos
1 xícara (chá) de margarina gelada
Sal a gosto
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 gema para pincelar

Ingredientes do recheio:
2 xícaras (chá) de linguiça defumada picada
2 xícaras (chá) de bacon frito em cubos
1 cebola em rodelas aferventada e escorrida
1 copo de requeijão cremoso (200g)

Modo de preparo: Em uma tigela, coloque a lentilha, os ovos, a margarina, sal e misture bem. Acrescente a farinha, aos poucos, até formar uma massa uniforme. Com parte da massa, forre uma fôrma de 22cm de diâmetro de fundo removível. Coloque dentro os ingredientes do recheio misturados e cubra com o restante da massa. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar levemente.

Fonte: Terra  / Foto: Reprodução Internet

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here