Foto: Radicci Rural (2000), óleo sobre tela/Divulgação

Em 1983, nasciam nas páginas do jornal, Radicci, Genoveva, Guilhermino e Nono, uma espécie de síntese caricata dos imigrantes italianos criada pelo cartunista Carlos Henrique Iotti. Comemorando 41 anos de existência, a família mais querida da colônia evoluiu das publicações em papel jornal em preto e branco para uma exposição dos desenhos em quadrinhos coloridos. A “Expo Radicci” estará em exibição no Shopping Villagio Caxias de 26 de novembro a 6 de janeiro de 2025.

A mostra reúne mais de 100 obras emblemáticas que incluem reprodução de peças, impressões, ilustrações originais e pinturas em aquarela e guache. Entre elas, está aquele que será o centro da atração, o “Radicci Rural” (2000), um quadro a óleo sobre tela, medindo 2×1,6 metros.

Radicci é um colono, avesso aos hábitos de higiene, que gosta de um “vinhoto” e inimigo do trabalho. Genoveva representa a força feminina. Guilhermino se mostra um jovem colono empreendedor que nem trabalha e nem estuda, o “eterno canguru que vive na bolsa da mãe”. Ninguém sabe realmente a idade dele. A família fica completa com o Nono, ex-piloto de caça na Segunda Guerra Mundial, o avô paterno ou materno do Guilhermino – ele não lembra – e, na maior parte das vezes, a pessoa mais sensata dessa divertida família. As histórias são baseadas em fatos reais e, às vezes, fruto do imaginário das raízes italianas.

Sobre Iotti

Carlos Henrique Iotti, mais conhecido como Iotti, é natural da cidade de Caxias do Sul, trabalha como jornalista, humorista e cartunista. Aos 14 anos, descobriu que o desenho poderia ser uma profissão.

É formado em Jornalismo pela UFRGS e foi na faculdade que criou seu primeiro personagem: o guerrilheiro trapalhão Ernesto Che da Silva (uma sátira ao movimento estudantil da época). De lá para cá, foram muitos personagens de destaque como Frederico e Fellini, que conta a história de amor e ódio entre um menino e seu gato; Deus e o Diabo, uma dupla de criação de agência publicitária; Adão Hussein, um gaúcho típico das bandas de Vacaria.

Radicci é a criação que tornou Iotti conhecido e também a mais popular, sendo publicada diariamente no Diário de Santa Maria (RS), Diário do Sudoeste (PR), O Bairrista, blog Fumetta e suas redes sociais. Nos 40 anos de carreira, Iotti fez tiras e charges diárias para os jornais Pioneiro, Zero Hora, Diário Catarinense, O Diário de Criciúma, O Diário do Sul, colaborando ainda com dezenas de outras publicações, entre as quais El Pais Brasil, Folha de São Paulo, Revista Contra Relógio, Mac Magazine e outras. Já expôs seus trabalhos no Brasil e na Itália.

Apresentador dos programas de rádio Demo via let’s go (Radio Atlântida FM e Rádio Studio FM) e Qua comando mi (Studio FM), participou durante uma década do Show dos Esportes com Pedro Ernesto Denardin (Rádio Gaúcha) e na TV, comandou os programas Radicci Repórter (RBS TV), Iotti Repórter (RBS TV Caxias) e Repórter Digital (Jornal Pioneiro Online). No YouTube, apresenta os programas e animações Radicci Show, Irmão Benildo, Culinária Toscana, entre outros. Também apresenta os podcasts Pinot No Ar, On The Rod e Radicci.

Além da publicação de livros e produtos com as marcas Radicci e Jaquirana Air, Iotti tem se dedicado ao mercado norte-americano, com seus novos personagens e charges em inglês, como Red & Neck e Mr. Stone. Ele ainda grava os programas de turismo B Side e de pesca On The Rod, que podem ser vistos no YouTube pelos canais Fish TV, Iotti TV e Cubo Play.

Expo Radicci
De 26 de novembro a 6 de janeiro de 2025
Shopping Villagio Caxias, próximo à loja Hering
Visitação gratuita