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As enchentes que aconteceram em maio no Rio Grande do Sul causaram devastação em muitos municípios, afetando a vida de milhares de alunos e suas famílias. No evento deste ano, se computam, até o momento, 475 municípios atingidos e cerca de 580 mil pessoas desalojadas. A rede estadual contabiliza 574 escolas danificadas e 393.101 estudantes impactados.

Nesse cenário, as escolas emergem como espaço de acolhimento aos alunos, e os professores desempenham um papel importante no suporte emocional e social após a ocorrência de desastres. Com o intuito de preparar e informar os docentes para que possam identificar os estudantes que enfrentam dificuldades e sofrimentos significativos, um grupo de psicólogos desenvolveu a cartilha Retorno às Aulas após as Enchentes no Rio Grande do Sul (guia prático para professores). O material contou com a colaboração das professoras da graduação e do mestrado em Psicologia da Universidade Feevale, Caroline de Oliveira Cardoso e Carmem Regina Giongo.

Com foco nas enchentes recentes, o guia oferece informações e ferramentas práticas que podem ser aplicadas no ambiente escolar para apoiar o processo de recuperação emocional e apoio ao bem-estar dos estudantes. A cartilha conta com quatro capítulos e uma lista de recursos online acessíveis que poderão auxiliar professores e pais.

Participaram da elaboração do documento os psicólogos: Caroline de Oliveira Cardoso, Augusto Bertinatto Gubert, Carmem Regina Giongo, Janaína Castro Nuñez Carvalho, Alice Einloft Brunnet e Laura Teixeira Bolaséll.

A cartilha está disponível para download, gratuitamente, no link https://feev.as/guia_professores_rs.