Provar que não há limites para as possibilidades do corpo é o objetivo do projeto cultural Sem Limites, de autoria do bailarino, professor e coreógrafo Cristian Bernich. Com financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, a iniciativa possibilita oficinas de dança inclusiva para portadores de deficiência de Bento Gonçalves. As aulas estão sendo realizadas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e na Associação dos Deficientes Físicos (ADEF) de forma gratuita para os participantes. A intenção é montar um espetáculo de dança inclusiva que será apresentado em 2022, com data e local a serem definidos.
Em entrevista ao Grupo RSCOM, Cristian explicou que as oficinas são desenvolvidas a partir do método DanceAbility além de outras propostas próprias de dança e teatro. “O intuito é que os alunos sociabilizem através da dança e que conheçam o próprio corpo. É um processo de conhecimento da técnica e das possibilidades de cada um. Também já estão sendo trabalhadas as concepções coreográficas que irão compor o espetáculo final”, explicou. Conforme Bernich, podem participar pessoas com ou sem deficiência, pois a ideia é construir juntos a experiência da dança inclusiva.
Sobre sua trajetória, Cristian conta que, desde que começou a dançar, sempre teve muito interesse pela dança inclusiva, também por questões pessoais. “Tenho uma irmã que possui deficiência e esta condição sempre me aproximou do mundo da inclusão. Quanto mais estudava a dança, mais me interessava em sair do espaço da dança clássica e levar esta arte para outras linguagens”, contou. Atualmente, é professor formado na metodologia DancaAbility, que envolve uma rede de profissionais espalhados pelo mundo todo e certificados na dança inclusiva.
As oficinas são abertas para o público em geral e as inscrições estão abertas. Os interessados podem entrar em contato diretamente com o professor Cristian pelo telefone (54) 98402.9670.
Confira abaixo um pouco mais sobre a trajetória do professor Cristian Bernich na dança inclusiva: