Os municípios gaúchos de Vacaria, Ipê, Pinhal da Serra, Muitos Capões, São José dos Ausentes, Monte Alegre dos Campos, Esmeralda, Campestre da Serra, Bom Jesus e Cambará do Sul compõem agora, em caráter oficial, a chamada “Rota Turística dos Campos de Cima da Serra”. A iniciativa consta no projeto-de-lei 62/2019, sancionado na terça-feira (21) pelo governador Eduardo Leite.

Localizada no Extremo Nordeste gaúcho (na divisa com Santa Catarina), a região é famosa por abrigar os cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra, dentre outras peculiaridades. Para o deputado estadual Tiago Simon, autor da matéria, os investimentos que serão feitos nessa área, a partir do processo de privatização planejado pelo governo federal, ajudarão a impulsionar o turismo, beneficiando toda a região.

“A Rota Turística cria uma cadeia entre os municípios, facilita a captação de recursos e ainda ajudará a organizar o trade turístico que existe nesta região, que reúne algumas das mais belas paisagens que resumem a essência serrana do nosso Estado”, salientou o o parlamentar do MDB.

O projeto-de-lei prevê, ainda, a possibilidade de o governo do Rio Grande do Sul firmar parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e empresas para apoiar as atividades e destinos da rota turística. “Não tenho dúvida de que, em alguns anos, lembraremos desse dia como um momento marcante para o Estado”, concluiu o governador gaúcho.

Fonte: OSul / Foto: Reprodução Internet