Foto: Franciele Oliveira, divulgação

Uma parte do projeto “Histórias de afeto para todos” integrará uma exposição que
abre neste sábado, dia 27 de julho, no Instituto de Leitura Quindim, em Caxias do Sul, e se estende até 31 de agosto.

“Vamos expor alguns dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças durante as oficinas e queremos provocar os visitantes a pensarem no que, no nosso entendimento, foi o sentimento que mais percebemos: a falta”, adianta a contadora de histórias Gica Conta, idealizadora do projeto. O financiamento é do Financiarte.

Ao lado da arteterapeuta Priscila Weber, ela espalhou afeto em 10 oficinas realizadas em casas de acolhimento de Caxias do Sul entre os meses de março e julho deste ano. “Além de ouvirem as histórias e conhecerem novos personagens, as crianças tiveram a oportunidade de trabalhar com pintura e colagem. Essas atividades fazem parte do processo terapêutico que ajuda a identificar sentimentos internos e encontrar formas de lidar com eles”, explica Priscila.

A sala de exposições do Instituto de Leitura Quindim será o espaço que vai reunir esses trabalhos e, também, uma instalação pensada pelas profissionais para tentar transmitir um pouco do que elas vivenciaram. “As crianças que moram em casas de acolhimento têm muita falta, há um vazio. Isso nos tocou muito forte e precisa fazer parte da exposição”, completa Gica. Um desenho de uma centopeia teve um impacto tão forte, que ganhará um espaço especial. Depois do encerramento da mostra, todos os trabalhos serão devolvidos.

Ao final da exposição, será realizada também uma oficina de contação de histórias aberta a educadores e a quem mais quiser participar. Uma contrapartida do projeto, essa formação representa a crença de Gica e Priscila nos benefícios da identificação que crianças e adultos têm com personagens literários. “Nem sempre conseguimos colocar em palavras o que sentimos, o que está preso no nosso mundo interno, e as histórias são um um recurso maravilhoso para dar voz a esses sentimentos, às vezes difíceis de lidar”, complementa Priscila.

Idealizadora do projeto, Gica sai dele com aprendizados e a certeza de que é preciso continuar. Segundo ela, em algumas casas, ficou clara a necessidade de mais de um encontro para que se estabelecesse um nível maior de reciprocidade e confiança. Por isso, ela não descarta realizar uma nova edição.

SERVIÇO
O que: exposição do projeto "Histórias de afeto para todos”
Quando: de 27 de julho a 31 de agosto
Onde: Instituto de Leitura Quindim
Quanto: Gratuito
Horários de visitação: de quarta a sábado, das 10h às 18h no Financiamento do projeto: Financiarte