Concebido para compartilhar a pesquisa histórica e artística sobre a vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi em instituições de memória, ensino, pesquisa, bibliotecas, entidades e associações, o projeto “Artemisia Gentileschi – Cultura em Circulação” chega ao Museu dos Capuchinhos, em Caxias do Sul, no próximo sábado, dia 29 de junho, às 15h, para a palestra “Representações de Artemisia Gentileschi: correspondências e imagens”.
Com entrada franca, a atividade é coordenada pela historiadora Cristine Tedesco, com mediação da curadora literária Eunice Pigozzo. Na palestra serão discutidas fontes documentais e visuais analisadas por Cristine sua pesquisa sobre a vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi (1593-1654).A iniciativa é realizada com recursos da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural.
A iniciativa do projeto parte da vontade da historiadora Cristine Tedesco em democratizar os saberes transversais de sua pesquisa de doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Veneza, que culminou com a publicação do livro Artemisia Gentileschi: trajetória biográfica e representações do feminino, em 2020.
O livro físico encontra-se esgotado no momento, por isso foi lançada a versão E-book, adaptado para celular, tablet, computador e kindle. O livro é a primeira publicação em língua portuguesa que apresenta e analisa a biografia histórica e artística, da pintora de maior relevância do período Barroco italiano, Artemisia Gentileschi, além de outras mulheres artistas e intelectuais cujas trajetórias e obras foram silenciadas pela História da Arte.
A palestra faz parte do projeto “Artemisia Gentileschi – cultura em circulação”, que contempla a realização de 18 eventos que estão sendo realizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com objetivo democratizar saberes transversais da pesquisa de doutoramento da historiadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Veneza.
As palestras dão ênfase ao protagonismo feminino na História da Arte e Academias Literárias do Renascimento e Barroco, além de discutir métodos de análise de fontes epistolares, judiciais, visuais e inventários de obras. As palestras ainda abordarão as distintas formas de violência contra as mulheres no passado e na atualidade, no que se refere aos contextos artísticos.
O projeto tem financiamento da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Cultura, Fundo Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. A realização é da Ártemis – História, Arte e Cultura, com apoio da Dom Quixote Livraria e Cafeteria e Museu dos Capuchinhos.
Projeto Artemisia Gentileschi – Cultura em Circulação
Palestra: “Representações de Artemisia Gentileschi: correspondências e imagens”.
Data: 29/06, às 15h
Local: Museu dos Capuchinhos (Rua General Mallet, 33, Bairro Rio Branco, Caxias do Sul)
Entrada franca
Cristine Tedesco – Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de estágio com bolsa Erasmus Plus de 12 meses na Università Ca’ Foscari de Veneza (2016-2017). Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas (2011-2013). Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2006-2011). Desenvolve estudos sobre o protagonismo feminino nas artes no período entre os s&eacut e;culos XVI e XVII, na península italiana. Investiga e analisa, em especial, a vida e a obra da pintora ArtemisiaGentileschi (1593-1654). Trabalha com fontes judiciais, correspondências e imagens, em sua maioria representações pictóricas produzidas entre o Renascimento e o Barroco. Realiza cursos, oficinas e pesquisas em universidades, museus e outras instituições de memória. Desenvolve projetos culturais e curadorias de arte. Atua como professora de História da Arte.