A Literatura é um dos eixos estruturantes da cultura de um povo, de uma época. Está imbuída de diversos assuntos e temas que revelam muito sobre o ser humano e suas relações dentro das sociedades. Mas ela tem formas de se apresentar e dialogar com outras áreas. Com o advento da realidade digital, auxilia o acesso, a circulação, a promoção e difusão de seu papel, atraindo a atenção de quem quer estudá-la, debatê-la ou se aventurar na escrita.

E é por meio dessa premissa que o projeto + Cultura propõe: ser uma plataforma de cursos gratuitos literários. A plataforma oferece diversos cursos e aspectos sobre a Literatura como Construção Narrativa; Musicalidade Poética; Bibliotecas Escolares; Como escrever e publicar o seu primeiro livro; Contação de Histórias; além de trazer um diálogo com a educação em cursos como Literatura para o ENEM, Literatura e Direitos Humanos e História da Educação.

Não há limite de inscrições e os estudantes estudam no seu tempo. Cada curso terá 3 módulos e duração total de 20 horas contabilizadas a partir de materiais escritos, imagens e vídeos produzidos pelos professores. Os concluintes deverão responder a um questionário e receberão um certificado caso atinjam ao menos 60% de aproveitamento no curso.

Ao final do projeto, as respostas de feedback (aspectos qualitativos) e o número de acessos, o número de estudantes inscritos, o número de concluintes e os aspectos socioculturais dos estudantes (aspectos quantitativos) resultarão em um e-book que explicitará os indicativos de impacto do projeto. O livro virtual será distribuído de forma gratuita através das redes sociais do projeto, da Prefeitura e da Secretaria de Cultura.

O proponente do projeto + Cultura, Robert Melo, conta que ideia surgiu porque o Brasil é um país que pouco lê e, por isso, é preciso propor práticas de incentivo à leitura. “Dessa forma, o projeto Mais Cultura propõe cursos na área da literatura com o intuito de promover a leitura, o debate literário e a escrita criativa. Considerando que a escola é um espaço primordial para a formação de leitores, o projeto também propõe um debate sobre a relevância da educação para criar uma sociedade leitora. Assim, professores, estudantes, produtores culturais, escritores e a comunidade em geral poderão se capacitar acerca de tópicos relevantes para a atualidade, além de receber um certificado que é válido como horas complementares em atividades acadêmicas e que pode engrandecer o currículo profissional”, complementa.

O projeto + Cultura foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultural Seu site pode ser acessado  por meio deste link www.projetomaiscultura.com e conta com a lista de cursos, guia de perguntas frequentes pra sanar dúvidas e uma página de acessibilidade.