A Dom Quixote sempre foi bem mais do que uma livraria. Movida pelo anseio de acolher histórias, livrar mentes, iluminar almas e construir pontes para o novo mundo, em 2020, a livraria criou o Clube da DomQui, um clube de assinaturas que visa aproximar as famílias em torno da leitura qualificada, em momentos afetivos e mágicos.

A pandemia fez com que a Dom Quixote Livraria se reinventasse e fosse ao encontro dos leitores, levando livros com qualidade de texto e imagem, onde os pequenos pudessem se encantar, se divertir e também aprender! Tudo isso com a participação da família, em leituras coletivas e realização das atividades em conjunto, e participação familiar nos encontros virtuais com o autor do mês. Os autores e livros são selecionados a partir da curadoria de uma profissional bibliotecária, com 30 anos de experiência em mediação de leitura, principalmente com o público infantil e juvenil. Mas “sonho que se sonha só é só um sonho. Sonho que se sonha junto é o começo da realidade” e é por isso que, com amor e orgulho, o Clube, durante dois meses, está chegando na casa de 450 alunos de 3º ano de 11 escolas municipais.

Viabilizado pela lei Aldir Blanc (Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20), o projeto busca alcançar famílias em espaços de maior vulnerabilidade social. Dez escritores participam do Projeto, que também atende à demanda de fomento ao circuito do livro, ao privilegiar autores de Bento Gonçalves e região, sendo eles: Christina Dias, Danilo Furlan, Monika Papescu, Helô Bacichette, Eliandro Rocha, Lauren Copat Poletto, Rosane Castro, Rodrigo Rissardo Aracari, Fabiane Sassi Caio e Marta Sassi. Além dos alunos receberem em duas etapas os kits contendo o livro do mês e a aventura da vez, a qual envolve propostas de atividades interativas, no intuito de potencializar a leitura e a construção de sentidos, as escolas receberam todos os exemplares dos livros para complementar o acervo de suas bibliotecas. Contudo, ainda é possível que a comunidade (famílias, alunos e escolas) assistam aos escritores contando as histórias maravilhosas dos livros no YouTube da livraria.

A assinatura mensal do Clube esteve em pausa para a execução do projeto e poderá ser feita novamente a partir de julho.

Para conhecer mais sobre o Projeto, acesse o Instagram @clubedadomqui ou visite a Dom Quixote Livraria. Rua General Osório, 292. Centro. Bento Gonçalves/RS | (54) 3701-2524 / (54) 9 9226-1818.

Fonte: Ortha / Foto: Divulgação  / Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here