Chegou a hora da Oficina de Customização no Cirandeira Criativa! Realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, FAC Movimento, através do Edital 12/2019, o projeto que oferece oficinas de arte popular e urbana com ênfase na cultura afro-brasileira e indígena abre as inscrições para as atividades que serão desenvolvidas pela designer Fran Hermoza.
As atividades gratuitas começam dia 22 de julho. Em seu segundo trimestre, o projeto também segue com as oficinas de dança, com Vanessa Carraro, e percussão, com Cristiano Nunes, que também estão recebendo inscrições de novos interessados.
Com uma hora semanal, às quintas-feiras, 20h, durante três meses, a Oficina de Customização apresentará diversas técnicas de corte e costura para produzir e personalizar os figurinos e camisetas. Os oficineiros também aprenderão o manejo de adereços e, no final das atividades, deverão participar da criação do estandarte do projeto. Com uma diversidade de tarefas, a oficina busca valorizar a riqueza da cultura afro-brasileira e indígena e sua influência na construção identitária brasileira. Além da aula on-line, semanalmente será postada no Canal do YouTube do projeto, mais uma aula de uma hora da Oficina. As duas atividades ficarão disponíveis para o público.
Franciele Hermoza
Fran Hermoza, é designer atuante na cena cultural caxiense. Cursou moda nas instituições CESUMAR, UCS e UADE – Universidade de La Empresa Argentina, em Buenos Aires. Também fez intercâmbio estagiando com o estilista Monge Guibanne, em Lyon, na França. É integrante do Núcleo de Moda, grupo de pesquisa de moda, comportamento social e cultural, do Sindvest Caxias do Sul. Em 2018, criou os figurinos Bloco da Ovelha. No mesmo ano também assinou a coleção Contos de Faltas, com figurinos para a Cia de Municipal de Dança de Caxias do Sul.
As atividades do Cirandeira Criativa começaram no final de março, com as oficinas on-line de dança com Vanessa Carraro, percussão, com Cristiano Nunes, e História, com Carina Monteiro. Previsto para seguir até novembro, o projeto foi idealizado pela cirandeira Vanessa Carraro e produzido pela Lynch Gestão Cultural, da produtora cultural Flor Nieto.
Assim, o Cirandeira Criativa segue com seu propósito de oferecer oficinas de arte popular e urbana com ênfase na cultura afro-brasileira. Para isso, mantém abertas as inscrições para as oficinas de dança, às terças, ou de percussão, às quartas, seguindo agora com a Oficina de Customização e prevendo ainda uma oficina de Graffiti com Andrigo Martins. Os interessados podem se inscrever para qual oficina desejarem.
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/nNNkaDSuX6mN8tAs9
Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet