Projeto artístico movimenta a cultura jovem caxiense. (Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)
Projeto artístico movimenta a cultura jovem caxiense. (Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)

Buscando trazer experiências artísticas e movimentar a cultura jovem caxiense, o projeto SohoArtt Experience é um “rolê alternativo” pensado em quebrar a monotonia. Com uma aposta de empreender, as amigas Gabriela Ferreira, 25, e Luana Salvador, 24 anos, literalmente colocaram a mão na massa para que a ideia saísse do papel.

O projeto trabalha com duas propostas diferentes, o cerâmica e vinho, onde junto com a degustação da bebida os participantes se desafiam na modelagem de peças de cerâmica. E o pintando e degustando, que propõe a pintura de telas autorais. Gabriela Ferreira garante que não precisa ser especialista na arte para fazer parte.

“Por ser uma experiência imersiva a ideia é canalizar todas as sensações. É o tocar, é o sentir, é o degustar. Conectar com emoções, aquele momento é de ti pra ti. Não tem que fazer pensando se outra pessoa vai gostar, tu pode vir sozinho, pode vir pra date, pode vir com amigos”, afirma Gabriela.

Projeto artístico movimenta a cultura jovem caxiense. (Foto: Luiza Fim / Grupo RSCOM)

Luana Salvador, que foi criada em meio a cena artística de Caxias do Sul, diz que ainda existem muitas barreiras no contato dos jovens com a cultura local. “A gente sabe que o mercado da arte não é nada fácil, ainda mais em Caxias aonde muitas pessoas ainda tem a cabeça fechada, não é uma coisa nada fácil, mas interessante da experiencia é isso. É tu vir e ter uma tarde diferente, ter um momento diferente para não ser aquela coisa monótona de todos os dias“, complementa ela.

Durante as atividades, profissionais da arte orientam os trabalhos. Elvis Barbieri, professor de 32 anos, guiou a experiência de pintura e conta que o processo de criação pessoal de quem participa é muito satisfatório.

“É muito legal a iniciativa de trazer esse mundo da arte, mostrar que é possível, tipo, se divertir fazendo arte e ter esse tempo único para focar nisso, principalmente num período que a gente tá sempre focando em muitas coisas ao mesmo tempo, então acho muito interessante esse momento de poder sentar, curtir um vinhozinho, conversar, ver uma galera bacana, e desenvolver, deixar a criatividade rolar”, salienta o professor.

As próximas experiências de cerâmica e vinho já tem data marcada e ocorrem nos dias 11 e 30 de novembro na Galeria Arte Quadros, Rua Feijó Júnior, 975 – São Pelegrino. Para acompanhar o trabalho das meninas e saber mais informações de como participar, o perfil nas redes é @sohoartt.

Com a intenção de levar o projeto para mais esferas, a dupla está em busca de projetos sociais, apoiadores e colaboradores, para que o trabalho alcance diferentes realidades promovendo cada vez mais o acesso a arte local.

*Matéria de Luiza Fim.