Foto: Daniela Schiavo/Acervo UCS 

O programa UCS Línguas Estrangeiras, da Universidade de Caxias do Sul, tornou-se centro certificador pelo exame internacional CILS – Certificato di italiano come Lengua Straniera, de proficiência em italiano da Universidade de Siena, na Itália.

Reconhecido pelo governo italiano, aceito mundialmente e sem prazo de validade, o CILS atesta o grau de conhecimento da competência linguística em diferentes níveis. O teste é articulado em graus que avaliam o usuário básico do idioma, o usuário autônomo – o que inclui o nível B1, voltado para pessoas que buscam a cidadania italiana -, e o usuário avançado. As provas passam a ser aplicadas a partir de 2025 na UCS. Saiba mais em contato com o programa.

Proficiência
O UCS Línguas Estrangeiras (UCSLE) também atua como centro certificador de proficiência em alemão, espanhol, francês e inglês, a partir do Serviço Internacional de Avaliação de Língua Espanhola (SIELE), do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), do Exame Internacional de Língua Alemã (GOETHE INSTITUT), do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e da Qualification B2 First (Cambridge English). Para atestar a qualificação em português, o instrumento é o Certificado Internacional de Língua Portuguesa (CILP).

Programa de Português para Estrangeiros

As oportunidades de aprendizado da língua portuguesa são oferecidas para estudantes de diferentes nacionalidades, em contribuição para o estreitamento de laços culturais e educacionais no contexto internacional. O final deste ano marcou a aplicação do CILP pelo Programa de Português para Estrangeiros do UCSLE nos colégios argentinos Grilli Canning, CELC Idiomas e Escuela Escocesa San Andrés, nos dias 15 e 16 de novembro; e nas escolas uruguaias Saint Catherine’s School e Colégio Nacional José Pedro Varela, nos dias 5 e 7 de dezembro. Garantindo o alto padrão de qualidade na aplicação em países vizinhos, participaram a coordenadora do UCS Línguas Estrangeiras, professora Sabrina Bonqueves Fadanelli, e os professores Daniel Tomazzoni e Simone Viapiana. Neste ano, o CILP também foi aplicado no Equador, no mês de abril, e para candidatos inscritos diretamente na UCS, totalizando 118 aplicações.

Ainda, o curso Português como Língua de Acolhimento (PLAc), oferecido para migrantes e refugiados e requisito para o processo de naturalização brasileira, teve sua conclusão no dia 30 de novembro. A avaliação presencial, no Campus-Sede da UCS, consolidou a jornada de aprendizado que se iniciou no mês de agosto e transcorreu a partir de aulas on-line.