As raízes culturais do povo guarani são a base para a novela literária “A História de Yvytu”, do professor e escritor Rafael Martins da Costa. A obra, lançada em formato e-book, e com temática infanto-juvenil, já está disponível e conta a história de Eva, uma garota guarani que vivia em uma redução jesuítica, e sua transformação em Yvytu, a guardiã que guiará seu povo em direção à Terra Sem Males.
Natural de Porto Alegre, residente em Garibaldi e professor de História e Geografia em Bento Gonçalves, Rafael conta que desde que se mudou para a Serra, em 2017, começou a fazer cursos e oficinas de escrita criativa. A partir disso, se envolveu cada vez mais no mundo da literatura e da escrita. Em entrevista, o escritor contou que originalmente esta é uma história em quadrinhos, na qual ainda está trabalhando, mas que teve a ideia de transformá-la em livro.
“Já tinha o roteiro pronto para os quadrinhos, e decidi fazer uma versão da história em prosa. A temática vem um pouco dessa minha formação de professor de geografia e história. Eu me interesso muito pela história do Brasil, nossas paisagens, nossos persnagens e mitologia. A inspiração principal veio de uma viagem a São Miguel das Missões. Aquele ambiente, a energia das ruínas foram inspiradores”, conta.
O livro tem como protagonista Eva, uma garota guarani que vivia em uma redução jesuítica e sai em busca de suas raízes culturais, enfrentando a ameaça dos bandeirantes paulistas, dispostos a destruir e escravizar em nome do dinheiro. Rafael destaca a importância de dar voz à nossa história e aos nossos protagonistas.
“Outros países fazem isso, exploram a própria história e tradições em filmes, animações, livros. Pensei em abordar as nossas raízes nessa obra, pois a questão indígena brasileira é ainda pouco representada, então eu quis colocar essa personagem indígena como protagonista, para também lança visibilidade a essa questão”, explica.
O livro digital “A História de Yvytu”, pode ser adquirido no site da Amazon, pelo valor simbólico de R$ 1,99.
Confira a palavra do professor e escritor Rafael Martins da Costa: