A caminhada de mais de três décadas que a Fundação Proamb de Bento Gonçalves vem construído na direção do compromisso com a vanguarda em gestão ambiental levou a mais uma importante conquista: a outorga do prêmio Campeãs da Inovação do Sul, oferecido pelo Grupo Amanhã, no Parque Tecnológico da Unisinos. O troféu foi recebido no dia 16 de abril, em São Leopoldo.

A empresa gaúcha, líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul, figura na lista da categoria Micro e Pequenas Empresas, uma das novidades desta que é a 15ª edição do prêmio. “Estar presente neste seleto grupo de empresas nos honra e dignifica e, principalmente, serve para nos mantermos constantemente desafiados a fazer melhor. É isso que fez a Proamb chegar neste estágio, essa preocupação de ser relevante para o mercado por meio de nossas estratégias e inovações que fazem nossos clientes mais fortes e desenvolvidos”, diz o presidente da Proamb, Neri Basso.

Para chegar ao rol dos vencedores, as empresas precisaram se destacar numa pesquisa avaliativa em quesitos como estratégias, processos e resultados. Ao todo, cerca de 400 organizações tiveram acesso ao questionário, cujo grande objetivo é identificar a capacidade que cada empresa tem de transformar ideias em resultados tangíveis.

Como ferramenta de metodologia, a pesquisa utiliza o Índice de Gestão de Inovação, desenvolvido pelo Instituto Global de Gestão da Inovação, uma organização sem fins lucrativos localizada em Cambridge, na área metropolitana de Boston (EUA). Formado por executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação, o órgão atua para desenvolver competências em gestão nesta área por meio de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais.

Além da categoria em que a Proamb foi premiada, o prêmio é distribuído ainda nos setores de Ensino & Pesquisa e Estatais & Filantrópicas. A empresa eleita a vencedora do prêmio Campeãs da Inovação do Sul, envolvendo os Estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a Embraco, de Joinville (SC), focada em soluções para sistemas de refrigeração.

Entenda por que a Proamb é referência
A Fundação Proamb vem transformando o cotidiano de empresas na busca pelo desenvolvimento sustentável por meio da oferta de soluções ambientais seguras e inovadoras, respeitando o meio ambiente e promovendo a evolução dos negócios de forma socialmente responsável. A Proamb se notabiliza por oferecer toda a gama necessária de serviços no segmento ambiental, cumprindo seu objetivo de se tornar uma solução completa, conseguindo assim extrair a máxima potencialidade produtiva de seus clientes. Por meio de suas cinco unidades de negócios, apresenta as melhores respostas para as mais complexas necessidades, sendo líder em soluções ambientais no Rio Grande do Sul.

À área de Engenharia, compete a gestão ambiental, os projetos e os licenciamentos. A Central de Resíduos e o setor de Coprocessamento são responsáveis, respectivamente, pelo destino final de resíduos classe I e II e pela produção de energia a partir de resíduos industriais. Já o Centro de Análises Ambientais cumpre a função do monitoramento ambiental, por meio da análise de águas e efluentes, enquanto o setor de Educação é responsável pela disseminação de conhecimento por meio de MBAs, capacitações, workshops, seminários e palestras.

Além disso, a Proamb realiza a cada dois anos a Fiema Brasil, a maior feira do Sul voltada a negócios, à tecnologia e ao conhecimento em gestão ambiental, com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva do meio ambiente, bem como o crescimento de um polo ambiental. São credenciais que elevam a Proamb à condição de empresa capacitada a oferecer as inovações necessárias ao mercado para cumprir com seu papel de organização transformadora da sociedade.

Coprocessamento
Instalada em Nova Santa Rita (RS), a planta se destaca pelo seu sistema inovador de produção que transforma 5.000 ton/mês de resíduos industriais em Combustível Derivado de Resíduo (CDR). O sistema exclusivo é composto por alta tecnologia, tornando-se referência técnica para todo país. O coprocessamento apresenta diversos ganhos: além de eliminar passivos ambientais, faz deles matéria-prima para geração de energia, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis e, por consequência, a emissão de gases estufa. Em 2018, foi certificada na ISO 9001:2015 – Inmetro pela Bureau Veritas.

Engenharia
Um modelo adequado de gestão ambiental permite a empresas de diversos segmentos alcançarem um novo patamar de desenvolvimento. E é isso que a Proamb faz: trabalhar para sua organização ter mais eficiência industrial. Reuso de águas, gestão de resíduos sólidos, remediação de passivos ambientais, redução de gases poluentes e eficiência energética fazem parte dos serviços dessa unidade de negócio da Proamb, assim como as demandas relacionadas à documentação, a licenciamentos e a auditorias ambientais.

Central de Resíduos
Esta unidade, certificada pela ISO 14.001, tornou-se referência no país na disposição final devido ao seu modelo construtivo, impermeabilização diferenciada e ao rigor no controle de suas operações. Localizada em Pinto Bandeira, recebe resíduos sólidos das classes I (perigosos) e IIA (não inertes), oferecendo segurança aos clientes e inviolabilidade ao meio ambiente. O espaço tem capacidade para receber 10.000m³/mês.

Centro de Análises Ambientais
Mais novo integrante do rol de serviços da Proamb, possibilita qualidade, agilidade e segurança nos resultados de análises e monitoramento de águas e efluentes dos mais diversos tipos de indústrias. O centro é composto por quatro laboratórios – instrumental orgânica, instrumental inorgânica, físico-química e microbiologia – acreditados pela Fepam e Reconhecido na Norma ISO/IEC 17.025. Além das análises ambientais o Centro realiza um diagnóstico preciso dos resultados gerados, e oferece as melhores formas de solucionar o problema.

Educação
A transformação do mundo em um lugar melhor para se viver depende da educação. Para a Proamb, acreditar no desenvolvimento sustentável também é educar. O setor destinado ao conhecimento na organização é responsável por promover cursos, seminários, workshops, oficinas, além dos seis eventos simultâneos do FiemaCon, espaço de conhecimento, networking e tecnologia realizado durante a FiemaBrasil, voltado para negócios, meio ambiente, agropecuária, segurança do trabalho, energias renováveis e resíduos industriais e urbanos.

Fonte: Exata Comunicação / Foto: Reprodução Internet

Presidente da Proamb, Neri Basso, com outorga do prêmio Campeãs da Inovação do Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here