Quando foi lançado em 1970 via Polydor, selo reservado pela gravadora Philips para os artistas mais populares, o primeiro álbum solo de Rita Lee (1947 – 2023), Build up, chegou ao mercado em formato de LP com capa dupla gatefold – termo que, no jargão fonográfico, significa a capa dupla que se abre como se o LP fosse um livro.
Só que essa embalagem com capa dupla acabou restrita a alguns exemplares da primeira edição do álbum e logo se tornou raridade, item de colecionador de discos. Uma das iscas para atrair compradores para o atual relançamento de Build up em LP é a capa gatefold da rara edição original do disco de 1970. Outro atrativo é o vinil fabricado em cor azul marmorizado.
Com inspiração no musical Build Up Eletronic Fashion Show, do qual Rita era a protagonista. O álbum será relançado pela Universal Music. Rita contou, na época, que achou um devaneio a convidarem para cantar em musicais. Mas, aceitou. E, misturando rock, música latina, orquestra e gospel, o disco nos entrega um dos mais belos registros vocais de uma Rita muito jovem.
Fonte: g1