Um dos principais espaços ambientais de Caxias do Sul estará com seus mais de 12 hectares de área verde, pistas de corrida e caminhada, ciclovias, parede de escalada, espaço pet, parques infantis e academia ao ar livre, ornados por um dos lagos do Complexo Dal Bó, à espera da comunidade para celebrar a chegada da próxima estação do ano. Com uma série de atrações especiais, atividades e serviços gratuitos para a população, estreia neste sábado (24), a partir das 14h, a Primavera no Ecoparque.
Em caso de chuva, a programação será transferida para outra data. A realização é da Prefeitura, conjugando esforços das secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA), Educação (SMED) e Cultura (SMC), além do apoio do SAMAE.
“É um evento que celebra, duplamente, o ressurgimento da vida na natureza, após o inverno, e, da mesma forma, a retomada da vida da própria comunidade, após dois anos de restrição forçada pela pandemia. E será também uma grande oportunidade para a própria população tomar contato com um espaço privilegiado do município, aberto a todos, mas que muita gente raramente aproveita ou sequer conhece”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins.
A escalação de espetáculos artístico-culturais prevê um menu eclético: apresentações do Quarteto de Clarinetes da Orquestra Municipal de Sopros, da Orquestra do Programa Florescer do Instituto Elisabetha Randon, da banda Triuna, do músico Júlio do Pagode e da banda marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Governador Roberto Silveira. A dica é levar a própria cadeira ou esteira de praia, para garantir o conforto durante a tarde. O acompanhamento de uma cesta de piquenique devidamente abastecida pode ser uma boa pedida.
Fora do palco, além de distribuição gratuita de pipoca e erva-mate (basta trazer de casa a cuia, a bomba e a água quente), e da presença de um foodtruck comercializando hambúrgueres, destaque para os atrativos ambientais.
Quem quiser, poderá escolher um (ou mais de um) novo amigo entre animais hóspedes do Canil Municipal, que estarão no local, disponíveis para adoção. Também haverá doação de mudas do Horto Municipal com orientações de cuidado com as plantas. Em parceria com o Coletivo Lixo Zero, estará instalado um Ecoponto para descarte de resíduos especiais – cápsulas de café, esponjas de cozinha usadas, embalagens em plástico metalizado (aquelas de salgadinhos), embalagens limpas de isopor, tampinhas plásticas (para a iniciativa Engenharia Solidária) e cartelas de remédios (para a Associação Mão Amiga). A empresa Químea, de consultoria e serviços ambientais, fornecerá desenhos para as crianças pintarem e orientações sobre separação correta de resíduos.
Uma das atrações terá viés comemorativo. Em conexão com outra área verde municipal, vizinha de frente, será realizada uma trilha ecológica guiada pelo Jardim Botânico de Caxias do Sul, que completa 30 anos de abertura em 2022. O roteiro é aberto ao público em geral e reserva 30 vagas para servidores municipais, mediante inscrição prévia no local. A saída está prevista para 15h30.
Serviços de saúde também estarão disponíveis sem custo para a população. Além de aferição de pressão arterial e de testes de glicose, será possível realizar exames oftalmológicos, por meio de parceria com a Ótica Diniz.
Finalmente, duas camas elásticas estarão a espera das crianças, para garantir que todos voltem para casa com a energia bem gasta.
132 expoentes do município reunidos de maneira inédita
Logo na estreia, a Primavera no Ecoparque já reserva um momento especial na programação. O ato de encerramento do plantio das 132 árvores dedicadas a personalidades de destaque para a história e o desenvolvimento de Caxias do Sul, iniciado ainda em junho, em alusão aos 132 anos de emancipação política completados em 2022, promoverá o encontro de expoentes dos mais diversos segmentos da sociedade. Todos os homenageados, seus familiares ou representantes já foram convidados.
“Será um momento ímpar na história de Caxias do Sul. Jamais se reuniram tantos nomes importantes para a cidade, de setores tão variados, ao mesmo tempo, em uma mesma homenagem. O que ocorreu durante os plantios, quando tivemos o encontro de gente com histórias de vida e realizações tão diferentes, em perfeita harmonia, no ambiente natural, é o que esperamos resgatar agora, para fechar o ciclo, em escala muito maior”, revela o secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins.
A ocasião foi especialmente concebida para contemplar os homenageados, familiares ou representantes que não puderam, por razões diversas, acompanhar – e realizar, efetivamente, como fez a maioria – o plantio da muda de espécie nativa em seu tributo no Ecoparque. O início do ato está previsto para as 14h.
Fonte: Assessoria de Imprensa