Apesar de parecer que o preço de uma refeição é o principal atrativo para clientes em um bar ou restaurante, muitas vezes esse não é o caso. No Boletim FoodCo., o economista João Ricardo Tonin comenta alguns pontos que costumam ser negligenciados por empresários, como a atual situação dos preços dos alimentos e o que leva um cliente a um estabelecimento.
Segundo dados da FAO, organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura, os preços dos alimentos caíram pelo segundo mês consecutivo, atingindo o patamar mais baixo dos últimos 31 meses. Dentre os produtos que ficaram mais baratos, açúcar, cereais, óleo vegetal e carnes sofreram a maior redução no custo.
Apesar da diminuição, o economista explica que isso tem pouco efeito na rotina dos empresários. Porconta da estrutura de mercados do Brasil, o aumento nos preços é logo repassadoaos produtos, o que raramente ocorre com a redução. Por isso, Tonin ressalta que é crucial estar atento às tendências de mercado e negociar com fornecedores.
Quanto ao que leva clientes a um restaurante, uma pesquisa realizada pela Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – e pelo Sebrae aponta que a principal motivação é a higiene do estabelecimento, citada por 32,4% dos entrevistados. A cordialidade dos atendentes aparece em segundo (17%), seguida do ambiente do estabelecimento (12,4%). A qualidade da comida (10,3%) e preço acessível na refeição (7,2%) aparecem nas últimas posições.
“Neste período de fim de ano, é fundamental que façamos a lição de casa e treinemos nossa equipe de forma adequada, enfatizando a qualidade do atendimento e manutenção de um ambiente impecável, a fim de aproveitar ao máximo o aumento do consumo nessa temporada. Como podemos notar, muitas vezes a excelência no básico se torna um diferencial de mercado significativo”, conclui o economista.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.
Fonte: Gazeta do Povo.