Foto: Divulgação/Crédito Cláudia Schreiner

Instituição criada há 73 anos com o objetivo de fomentar a cultura teuto-brasileira, o Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre realiza, durante este ano, o ciclo Concertos do Bicentenário, em homenagem aos 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. A abertura da programação especial será com o espetáculo Hausmusik – Música para tocar entre amigos, no dia 2 de maio, quinta-feira, às 20h.

Na apresentação, os músicos Cláudia Schreiner (flauta doce e traversa), Diego Schuck Biasibetti (viola da gamba), Letícia Arnold (flauta doce, cravo e órgão) e Lucia Carpena (flauta doce) interpretam peças de corais luteranos intercaladas com obras instrumentais de Bach, Abel, Fasch, Telemann e Quantz.

O concerto remete a um hábito enraizado nas comunidades alemãs do Estado: fazer música em casa, com familiares e amigos. A tradição, trazida da Alemanha, será ilustrada com imagens e relatos da época e no próprio repertório executado pelos quatro instrumentistas, que possuem ampla experiência com a prática da música dos séculos XVII e XVIII.

O evento é viabilizado com Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, tem realização do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre e do Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com patrocínio de Aços Favorit.

Sobre o Centro Cultural 25 de Julho
Nomeado em referência e reverência a 25 de julho de 1824, considerada a data oficial de chegada dos primeiros imigrantes alemães em solo gaúcho, a instituição surgiu em agosto de 1951, inicialmente em uma primeira sede alugada na avenida Cristóvão Colombo. Além do coro masculino, a instituição mantém atualmente outros grupos culturais em atividade, que surgiram ao longo das últimas sete décadas: o grupo vocal Expresso 25, o grupo de canto feminino Femina Vox 25, o Grupo de Amizade Flamboyant, o grupo de danças folclóricas Tanz Mit Uns, o grupo vocal Upa!, e o projeto Gira-Arte.

SERVIÇO
Concertos do Bicentenário | Concerto Hausmusik – Música para tocar entre amigos
Dia 2 de maio, quinta-feira, às 20h
Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre)
Ingressos: Sympla