Hoje em dia é comum ir aos supermercados e comprar frutas e verduras que não são da época. Mas o que isso significa para o planeta e para nossa alimentação? Inúmeras são as razões pelas quais devemos consumir os alimentos sazonais, seja pelo ecossistema, pelo sabor e também pelo preço. Confira os motivos e ajude nosso planeta a respirar melhor!

1. QUALIDADE DO ALIMENTO REDUZIDA:
Uma vez que, quando importados, os produtos devem ser preservados artificialmente para que, após longas distâncias, permaneçam aptos ao consumo, perdendo muito de sua frescura e sabor. Aqueles que são cultivados em estufas aquecidas nunca terão as mesmas propriedades que aqueles que cresceram naturalmente na terra, sob condições com as quais a natureza os programou para existir e amadurecer. E para não mencionar aqueles que são mantidos em armazéns frigoríficos por meses, cujas qualidades e sabor não podem ser comparados a uma fruta ou vegetal recém-colhida.

2. POLUIÇÃO DO PLANETA:
Para ter todo o fruto que deseja o ano todo, ele deve ser transportado ou preservado por muito tempo, gerando gases e resíduos que não existiriam para fazer uso responsável do ecossistema (por exemplo, consumir a fruta que amadurece na época atual do ano) , favorecendo assim um ambiente sustentável.

3. AUMENTO DE PREÇO:
Todas as atividades de transporte e conservação descritas acima implicam uma série de despesas para as empresas, o que compensará aumentando o preço de venda do produto, de modo que uma laranja de fora de sua estação (outono-inverno) será de muito pior qualidade e lhe custará mais do que um comprado em seu momento natural de consumo

4. EMPOBRECIMENTO DA AGRICULTURA E ECONOMIA LOCAL:

Comprando alimentos fora de época, não ajudará os pequenos e médios agricultores em seu ambiente local que não podem competir com as grandes empresas agrícolas de massa, já que se limita a produção sazonal e vendas de proximidade (algo que favorece o desenvolvimento econômico e sustentável do seu entorno próximo, e que combate diretamente a contaminação maciça do planeta com gases CO2 e resíduos nocivos).

Em resumo, se comprar, comer e cozinhar sazonalmente; Você desfrutará de uma melhor qualidade em suas refeições, a um preço muito mais justo e acessível, favorecendo a economia local e ajudando a combater a poluição preocupante do nosso planeta.

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here