Imagem: Divulgação/Sabrina Dalbelo

Sabrina Dalbelo, escritora homenageada da 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, se encontrou com a poesia em algum ponto entre os anos de 2012/2013. De lá para cá não se desgrudaram: a poesia transcendeu a vida da mulher, esposa, mãe e cidadã, seja na leitura, seja na escrita, e se derramou em três obras que revelam uma voz potente, lírica, e comprometida com o ofício de poetisa: “Baseado em Pessoas Reais” (Poesias Escolhidas, 2017), “Lente de aumento para coisas grandes” (Penalux, 2018) e “Rasga-ossos” (Penalux, 2020).

“O despertar definitivo da escrita veio com a maternidade, um momento muito transformador. Acho que ficar recolhida, amamentando, horas e horas, com uma nova vida, com nossos objetivos, foco e papel no mundo, ativou uma Sabrina que, há muito, percebia o cotidiano e a existência e queria falar para os outros sobre isso. Escrever, para mim, é olhar”, explica a escritora. A jornada da escrita foi ganhando outros contornos e construindo um relicário próprio, preenchido por oficinas, cursos, assistindo entrevistas e lives de escritores e professores, na busca incessante da linguagem poética.

Sabrina Dalbelo é gaúcha de Porto Alegre, tendo vivido na capital até os 24 anos, quando casou com o oficial do Exército Brasileiro, em 2002, Marcelo Antonio Dalbelo. Da capital do RS, foram morar em Tefé, no interior do Amazonas, passando também pelo Rio de Janeiro. Em 2008 mudou-se para Bento Gonçalves, onde segue até os dias de hoje e onde também nasceram seus dois filhos.

O sentimento de ter sido convidada como Escritora Homenageada da 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, de acordo com ela, é de felicidade: “felicidade por participar de um evento cultural, porque eu acredito que a cultura faz o povo; felicidade pela poesia, que é a vertente literária pela qual eu me comunico; e felicidade pelo meu reconhecimento como escritora evidente do cenário cultural de Bento Gonçalves, cidade que escolhi como minha casa. Eu me sinto acolhida”.

Sabrina Dalbelo, juntamente com a patrona Natalia Borges Polesso, estarão recebendo os visitantes na 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves que acontece de 06 a 17 de Outubro, em formato híbrido, através do Canal Feira do Livro BG no YouTube e presencialmente na Via del Vino, no centro da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here