Far biguli, sbarnar milho, trar formai, peade a gol e piantar milho. Não, a frase anterior não é uma conversa entre nonas. Na verdade, essas são algumas das provas dos Jogos Coloniais, atração inédita do Festival Nacional da Massa – FenaMassa. Os atletas das colônias irão competir em nove provas, em frente à Igreja Matriz de Antônio Prado. A disputa, que ocorre nos dias 15 e 16 de novembro, a partir das 15h30min, vai oportunizar aos turistas as vivências da tradição ítalo-serrana.

Fazer biguli, debulhar milho, plantar milho, arremesso de queijo, corrida de cariola, corrida de trator, corrida de saco, chute a gol e mini 48 são as provas que compõem os Jogos Coloniais. Para participar, basta se inscrever no local da competição, junto à organização. Uma pessoa poderá disputar no máximo de três provas, com inscrições gratuitas.

Os vencedores receberão prêmios oferecidos pelos expositores como ingressos para almoços e jantares nos restaurantes, cortesias no espaço da pizza e outros locais da praça de alimentação, vinhos das vinícolas participantes, além de muitos outros brindes.

Provas
Fazer biguli
As equipes terão a tarefa de fazer a maior quantidade possível de biguli com máquina manual, no tempo estipulado pela organização. Será considerada vencedora quem fizer a maior quantidade da massa, em peso, no tempo estabelecido.

Arremesso de queijo
Na prova, será considerado vencedor quem arremessar o queijo à maior distância.

Corrida de trator
Cumprirá a prova quem percorrer o percurso de 100 metros, no menor tempo possível. O trajeto será feito sempre com trator e a partida se dará com os veículos desligados.

Corrida de cariola
As duplas terão que cumprir um trajeto com a carriola, realizando no menor tempo possível as tarefas programadas. Dada a partida, um dos competidores entra na carriola e outro deve carregá-lo até a marca. Havendo a troca, o outro conduz por mais 25 metros.

Debulhar milho
Realizada em três etapas, a prova consiste em descascar dez espigas de milho e debulhar as espigas com máquina manual. Ganha a dupla que realizar as duas tarefas em menos tempo.

Corrida de plantadeira
Nessa prova, o participante deve abastecer a máquina e plantar o milho nos lugares demarcados.

Mini 48
Os jogadores posicionam-se a quatro metros de um cepo com as cinco bochas – quatro grandes e uma pequena, onde as grandes valem quatro pontos e a pequena vale 12. Para cada pessoa são entregues três bochas para efetuar o arremesso. Ganha quem arremessar as três bochas e fizer o maior número de pontos.

Provas mistas infantis
Corrida do saco
A corrida irá reunir os pequenos que terão de cumprir um percurso de 20 metros saltando dentro do saco com os dois pés. Dada a partida, o competidor já dentro do saco percorre a distância de 10 metros, e, após ter contornado um obstáculo, retorna ao local da saída.

Chute a gol
A garotada terá que chutar uma bola de meia, a uma distância de seis metros dentro de uma mini goleira, realizando cinco chutes a gol. Será considerado vencedor quem acertar o maior número de gols.

Fim de semana repleto de atrações
Além dos Jogos Coloniais, a FenaMassa prepara uma programação especial para receber os visitantes. Na sexta-feira, 15 de novembro, ocorre o Concurso do maior comedor de tortéi da FenaMassa 2019. Na última edição, o vencedor foi Francisco Tormena, que comeu 128 unidades em duas horas.

No domingo, 17, os visitantes podem participar do 1° Pedal da Massa, às 08h30min, que irá percorrer as estradas da região. A saída e chegada ocorrem no Campo Municipal.

Já os amantes de carros antigos têm encontro marcado, a partir das 9h. O Clube de Carros Antigos de Antônio Prado e Ipê, Old Garage, reunirá cerca de 100 participantes que irão expor os possantes antigos que só saem da garagem para momentos muito especiais. “O público irá apreciar veículos de rua, alguns que são exclusivos para exposição, relíquias e, com certeza, será uma volta ao passado”, explica um dos organizadores do evento, Gustavo Tochetto. Para participar basta fazer a inscrição no valor de R$ 15. Os primeiros 50 inscritos ganham um kit com caneca, chaveiro e adesivo. O show fica por conta da Vitrola 78.

Entre os shows do fim de semana, estão Mano Lima, na sexta-feira, às 21h; Orquestra Paulistana de Viola Caipira, no sábado, às 21h; e Grupo Rodeio, no domingo, às 20h.

A FenaMassa segue até o dia 24 de novembro, na sexta-feira, 22, das 18h às 22h. Nos sábados, domingos e feriado do dia 15 de novembro, das 10h às 22h. O Festival é uma promoção da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária e Turismo (CIC) de Antônio Prado.

Mais informações podem ser obtidas na fan page oficial do evento, www.facebook.com/fenamassafestival. A programação completa está no site www.fenamassa.com.br

Fonte: Adri Silva Agência de Conteúdo / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here