Imagem: Grupo Teatro Luz e Cena

A história da peça teatral “Belamérica”, que remonta à imigração italiana em Bento Gonçalves, chega à comunidade nesta domingo (27), às 16h, na Via Del Vino, em sessão única e aberta ao público.

A peça já encantou milhares de estudantes da rede pública de ensino municipal durante as duas temporadas do projeto Le Nostre Origini, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). De caráter ao mesmo tempo lúdico e histórico, a peça foi concebida de maneira especial para o projeto do CIC-BG pelo grupo Teatro Luz e Cena, de Novo Hamburgo.

A proposta foi recontar as origens do município às novas gerações a partir da chegada dos imigrantes italianos em 1875. Também fez parte da premissa do projeto aproximar essa história, central para a formação identitária do povo daqui, das crianças cujos pais escolheram Bento Gonçalves para morar, atraídos pela oferta de trabalho. “A peça é uma maneira de mostrar a história da cidade onde estão”, diz o produtor do grupo, Gerson Ribas.

Para narrar esse episódio, a trupe recorreu a uma história na qual a identidade dos protagonistas traz importantes ensinamentos a respeito da origem dos habitantes de Bento Gonçalves. No palco, os personagens Tina, Pipo, Gi, Nico e Geno acabam percebendo que seus nomes não são os que eles imaginavam. Então, para descobrir a verdade sobre suas origens, eles precisam empreender uma longa e divertida viagem no tempo a fim de investigar o que aconteceu.

O espetáculo musical tem texto e direção de Marcelo Aquino e circulou nas escolas da cidade por duas temporadas neste ano.

Serviço
O quê: apresentação teatral da peça “Belamérica”
Quando: dia 27 de novembro, às 16h
Onde: Via del Vino, no centro de Bento Gonçalves
Quanto: entrada franca