Lago com Pedalinhos. Foto: Cláudio Weber

Nova Petrópolis integra a Serra Gaúcha, um dos principais destinos turísticos do Brasil e contém o Parque Aldeia do Imigrante, o primeiro e maior atrativo turístico da cidade, com 36 anos de história e 10 hectares de área que proporciona diversão, cultura e natureza.

O parque detém em seu patrimônio histórico o Museu Municipal, que na última semana recebeu doação do acervo pessoal de um integrante da Banda “Nenhum de Nós”. Na ocasião foram entregues os trajes confeccionados em 1991 e utilizados no casamento do baterista da banda, Sady Homrich com Mari, sua esposa já falecida. O estilo das roupas é típico germânico, e por existir essa forte conexão é que o museu do parque foi escolhido como o melhor local para preservar as peças que carregam uma história cheia de amor e própria da cultura local.

Frau Heumann é a amiga do baterista, e foi quem procurou o Museu Histórico, e em consentimento com Sady, propôs a doação dos trajes. Assim que acionada, a administração prontamente concordou em expor as peças em seu acervo, considerando a trajetória do casal e de Frau Heumann na cidade, o parque viu a oportunidade de fazer parte dessa história e de partilhá-la com seus visitantes.

Cerimônia de entrega dos trajes de Sady Homrich, da banda “Nenhum de Nós”. Foto: Lediane Werner

No momento da cerimônia de entrega, Sady Homrich revelou que neste ano o casal completaria 30 anos de casamento. Foram citadas as costureiras que trabalharam nas roupas, Eredi Heumann e Marli Schuck, já Leana Thile confeccionou os bordados dos trajes. Estiveram presentes ainda oconsultor de revitalização da Urbanes, Cláudio Weber, alguns familiares e amigos que acompanharam a trajetória do casal. Os trajes de núpcias estão em perfeito estado, agora expostos em manequins para apreciação do público que visita o Parque Aldeia do Imigrante.

Mas novidades não param por aí! Nos últimos três anos, a concessionária do parque, Urbanes Empreendimentos vem cumprindo sua missão de trazer melhorias em reforma, ampliação e construção de novos atrativos nas áreas de lazer e entretenimento do parque. Lideradas pelo consultor de revitalização do Parque, Cláudio Weber, algumas das obras estruturais já entregues foram nas edificações da Aldeia Histórica, a reforma da galeria de lojas, do Biergarten e do lago dos pedalinhos, além das diversas áreas comuns de lazer, da implementação de ciclovias e de chimarródromos.

Capela na Aldeia Histórica

Outra nova atração é o primeiro Termômetro de Mercúrio da Cidade, idealizado em parceria com a Sicredi Pioneira RS. Com características germânicas, foi inspirado em monumentos da Europa e manualmente esculpido pelo escultor local, Rui Roberto Dummer. Com adornos e folhas de plátano, o termômetro foi instalado próximo ao Coreto, com visibilidade para quem chega ao Parque.

De acordo com Cláudio José Weber, Consultor de Revitalização do Parque, o objetivo com este atrativo é proporcionar aos turistas mais um espaço para fotos. “Precisamos pensar em locais e atrativos para o nosso turista levar o melhor registro do Parque e da nossa região”. Mais uma atração pensada e planejada em detalhes, é o Espaço do Cristo, junto ao Lago dos Pedalinhos, que recebeu um deck completamente novo, floreiras e bancos, para proporcionar um espaço de descanso, conforto e contemplação.
Outro ponto inovador foi a instalação de um balanço para uso exclusivo de cadeirantes, sendo o primeiro instalado em espaço público em Nova Petrópolis, uma marca da inclusão no empreendimento.

Espaço do Cristo. Foto: Cláudio Weber.

O Parque Aldeia do Imigrante proporciona experiências ao ar livre com atrações para visitantes de todas as idades, e tem a força de conectar gerações enquanto resgata e preserva o passado dos imigrantes alemães que colonizaram esta região. Com infraestrutura completa o parque está pronto para atender bem a todos os visitantes que irão se divertir e conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica alemã até as construções enxaimel tradicionais da época.

No Parque, o patrimônio histórico, arquitetônico e entretenimento se entrelaçam para formar um cenário cultural apaixonante e de tirar o fôlego. E o melhor de tudo: essa experiência incrível é vivida em meio a natureza exuberante. Venha visitar e conhecer esse lindo pedaço da Alemanha no Brasil!

Mais informações:

O Parque Aldeia do Imigrante fica na Av. 15 de Novembro, 1966 – Centro de Nova Petrópolis. O horário de visitação é diariamente das 09h às 18h (Venda de ingressos até às 17:15).

Informações sobre compra antecipada de ingressos podem ser obtidas pelo WhatsApp (55) 9 9931.1639 ou no site: www.aldeiadoimigrante.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here