Quem já abriu o armário de casa com aquela louca vontade de fazer pão caseiro ou correu para os mercados mas não tinha a tal da levedura (fermento biológico) ? Ou quem é daquele time que não gosta de ter trabalho algum na hora de sovar o pão e nem paciência do tempo de repouso?

Se uma das suas respostas foi sim, seus problemas acabaram pois aqui está a receita milagre dos últimos tempos. Pão sem fermento. Leu direitinho? É sim, sem fermento, não precisa sovar e nem esperar que a massa inche.

E claro, como entre nós não existem segredos, aqui está o ingrediente misterioso e a receita do pão. Preparadas (os)?

Esta mistura que vemos é o leite fermentado, soro de leite, leitelho ou ainda o buttermilk ou falso buttermilk (já que neste último a receita é feita com creme de leite/natas). É um sistema de fermentação natural onde usamos o leite. O modo mais simples é quando misturamos então o leite com o limão e deixamos em repouso. Haverá um aspecto coalhado, onde as partes sólidas e líquidas serão separadas.

O segundo segredo para fazer este pão é o uso do bicarbonato misturado na massa. Haverá uma reação química entre o bicarbonato e o leite fermentado quando houver calor ou seja, a massa irá crescer na hora do cozimento, dentro do forno.

Falando em forno, a escolha da função é primordial nesta receita. Selecione então o forno convencional, ou seja, o calor deverá vir do alto e debaixo. Não há necessidade do ventilador (função calor rotativo).

Fonte: Petitchef / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here