Novembro é o mês onde se intensificam as programações, ações e atividades referentes ao Dia da Consciência Negra. Para conscientizar sobre a data, a Secretaria de Cultura (Secult) realiza no dia 20 de novembro o Palco Cultural. O evento irá acontecer a partir das 16h, na Praça Achyles Mincarone, com apresentações de breaking e hip hop com Bernardo Duarte e 18h com a Banda Raízes.

O presidente do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio Dutra Ribeiro, também integrante da banda raízes, destaca a importância de ter a data reforçada em um feriado Nacional. “Muito além do feriado em si, é a data, a referência histórica, que envolve Zumbi dos Palmares. Entendemos, sim, a relevância e a importância disso, até para construir ainda mais essa reflexão daquilo que tudo envolve, o universo negro. É um momento para falarmos não somente da questão do racismo, mas sobre preconceito, sobre intolerância, falarmos também sobre a questão histórica, e principalmente a valorização da cultura negra como um todo, seja na religião, na música, na própria etnia”.

Sociedade 20 de novembro 

O Centro Cultural 20 de novembro também realiza atividades na data. A partir das 20h, será realizada uma confraternização com Dança de Capoeira, ensino do Makulelê, reflexão, apresentação de teatro sobre a origem da capoeira, e vai ter uma convidada que é Chaneiry Jimenez Madeira, da República Dominicana e residente do Vila Nova II, que vai cantar uma cantiga chamada Dandara (heroína africana que ajudou na libertação dos escravos). Ela participa do projeto Capoerança. A atividade acontece na Rua Carlos Turconi, 11, bairro Borgo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura