Você sabia que existem alimentos típicos das safras de cada estação do ano? São frutas, legumes e verduras que se desenvolvem melhor em um clima específico e, por isso, são encontrados em maior quantidade (e qualidade) em determinadas épocas. Por isso consuma na estação certa.

Alimentos como maracujá, kiwi, beterraba e berinjela fazem parte da safra do outono

Na lista dos alimentos do outono, destacam-se frutas como maracujá, tangerina, caqui e kiwi, opções ricas em vitaminas do complexo B, A e C, que são fundamentais para o equilíbrio do corpo. O abacate também é uma fruta ótima para comprar no outono, sabia? No Brasil, as melhores safras dessa fruta saem justamente entre março e maio (que é o período do outono).

O abacate é conhecido por ser fonte de gorduras “boas” (as insaturadas) que ajudam a combater o colesterol ruim. Além dessas frutas, existem outros alimentos típicos da safra de outono: beterraba, abobrinha, berinjela, chuchu e até mesmo o pinhão (que é típico do sul brasileiro).

Por que é bom comprar os alimentos da estação?
Você sabia que é bem mais sustentável consumir alimentos da estação? Além de as frutas, legumes e verduras estarem mais nutritivos e de qualidade (pois são cultivados no clima propício), eles também saem por um preço mais em conta, pois estão em abundância na época em questão. Vale destacar que, para evitar desperdícios de alimentos, é fundamental que você consuma aqueles que estão em alta (disponíveis em maior quantidade) na estação. Inclusive, você pode aproveitar para comprar orgânicos, que não utilizam agrotóxicos e, por isso, nem sempre os mesmos ingredientes são vendidos o ano inteiro.

Aproveite para usar a criatividade e, assim, inventar receitas diferentes (geleias, doces, tortas etc.) com os alimentos da época!

Fonte: conquistesuavida / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here