Com a chegada da pandemia, as pessoas começaram a cuidar mais da alimentação e da saúde. A busca por academias e personal trainer tem tido um aumento, uma vez que a necessidade de estar com mente e corpo saudável nunca foi tão importante. Mas é preciso ficar atento para realizar as atividades de forma correta e benéfica.

A falta de informação, e os padrões que são exibidos pela mídia, faz com que as pessoas caiam na cilada de que conseguir o corpo perfeito é rápido e simples. Segundo o personal Lucas Machado, não existe corpo perfeito, e, sim corpo saudável.

Antes da pandemia as academias e os personais eram vistos apenas por pessoas que queriam ficar saradas. Hoje o cenário é outro, as academias são sinônimo de saúde e melhoria na qualidade de vida.”

Mas vale lembrar que essa busca muitas vezes desenfreada pode gerar muito malefícios quando não for de forma orientada. A prática de exercícios físicos deve estar atrelada a melhoria da saúde, a mudança corporal será um bônus a ser trabalhado.

As pessoas me procuram buscando a mudança de uma forma acelerada, querem tudo do dia pra noite, querendo encurtar o caminho. Tudo é um processo que deve ser analisado e estudado para que no final o resultado seja satisfatório e claro, mantendo a saúde acima de tudo.”

Ele comenta também, que a principal queixa recebida por ambos dos sexos é com relação a perca de peso e definição corporal. Essa procura aumenta com a chegada da primavera e verão, onde o corpo fica mais em evidência.

No calor temos maior disposição para praticar exercícios físicos, diferentemente do inverno. No frio o corpo precisa de mais estímulos para gerar energia, estamos sempre em meia fase. O consumo de alimentos pesados também aumeta, fazendo com o corpo trabalhe de forma mais lenta.”

Segundo ele, o ideal é fazer um planejamento durante o ano, não esperando as temperaturas quentes para iniciar os trabalhos. Tudo faz parte de um processo de adptação do corpo e mente, para que dessa forma se obtenha os resultados desejados. Lucas comenta que na maioria das vezes a frustação por não chegar ao resultado esperado faz com que as pessoas desistam dos treinos.

O maior erro é pensar que em uma semana você ganhar ou perder peso. Não existe milagre. É feito um estudo para conhecer o biotipo de cada aluno e alinhar com o treino adequado. Não tem como pular etapas, é preciso reeducar o corpo.”

E para isso, é preciso ter em mente que cada pessoa possui um biotipo tanto para perda como para ganho de peso. Lucas lembra que já aconteceu de alunos em quatro meses conseguirem atingir os objetivos desejados, e outras levaram um tempo maior.

Ele ressalta que essa ‘demora’ não deve ser motivo para desistência e sim, um motivo a mais para continuar com o planejamento. Lucas comenta que é preciso ter em mente que a alimentação é 60% do resultado e o treino é 40%. Manter um cronograma alimentar é fundamental para equilibrar com o treino.

De nada adianta você comer a semana toda de forma errada e querer treinar feito um louco, não haverá resultados. O nosso corpo precisa de nutrientes, carboidratos, vitaminas… enfim, tudo o que uma boa alimentação tende a oferecer. É dessa forma que você vai ver algum resultado positivo e construtivo.”

Ele recomenda que antes de decidir fazer qualquer dieta é preciso buscar profissionais qualificados para que ocorra uma orientação e seja feito um planejamento. Há mais de quatro anos trabalhando como personal, Lucas lembra que é fundamental fazer uma boa escolha de profissionais.

O papel fundamental do personal é ensinar o aluno, fazer com que ele pegue o gosto pela atividade física, o estimular a melhorar sempre. Não basta apenas criar um treino e deixar o aluno ir sem orientação, é preciso estar presente. Nosso trabalho é encurtar o caminho para os resultados que sozinho o aluno demoraria mais.”

Não adianta querer pular etapas é preciso viver cada uma delas, pois além de mudar os hábitos você acaba conhecendo e descobrindo mais do seu corpo. Tem um rotina é fundamental seja ela na alimentação ou na prática de exercícios. Lucas ressalta que quanto antes se iniciar a mudança mais fácil será a adaptação.

Eu sempre falo não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. Muitos deixam para cuidar da saúde apenas quando aparece algum problema, e muitas vezes não tem muito o que ser feito. Quando antes nos preocuparmos com a nossa saúde evitamos problemas futuros.”

Além de atuar como personal, Lucas também trabalha com consultorias online onde é feito todo o planejamento de forma virtual, uma forma para quem busca praticidade e agilidade na hora de treinar. Lucas atende a Serra Gaúcha e até outros estados por meio da consultoria, maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 99989-0458.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here