A ora-pro-nóbis é comumente encontrada em Minas Gerais e é uma planta conhecida pelo seu alto teor de proteínas. Por esse motivo, é muito consumida por veganos e vegetarianos, mas também por causa de sua extensa quantidade de outros nutrientes. No entanto, a ora-pro-nóbis pode ser utilizada como fonte complementar de proteína em qualquer dieta, ajudando a satisfazer as necessidades do corpo e trazendo maior riqueza nutricional para a alimentação. Essa planta também contém boas quantidades de ácido fólico, nutriente essencial para gestantes. Então, ficou curioso para saber ainda mais sobre os poderes da ora-pro-nóbis de acordo com os estudos científicos?

O que é ora-pro-nóbis?
A ora-pro-nóbis, de nome científico, Pereskia aculeata, é uma planta que conta com folhas resistentes e ricas em nutrientes. Ela é considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC), ou seja, um tipo de planta que não temos o costume de consumir e que nasce de forma abrangente na natureza.É muito comum encontrá-la nos quintais das casas e nos sítios do estado de Minas Gerais. Seu nome popular, ora-pro-nóbis, vem da história de que os mineiros a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava a missa e repetia a frase em latim “ora pro nóbis”, que significa, em português, “ora por nós”.Suas folhas são ricas em nutrientes e servem para diversos fins medicinais. Seus frutos também podem ser utilizados como alimento.

Para que serve?
A ora-pro-nóbis apresenta enorme riqueza nutricional, sendo considerada um superalimento cheio de benefícios. Ela contém alto teor de fibras, o que auxilia na regulação do funcionamento do intestino e estimula a sensação de saciedade.Também apresenta grandes quantidades de proteínas vegetais, podendo ser utilizada como uma alternativa proteica para veganos e vegetarianos ou como um complemento do nutriente para qualquer indivíduo.Além disso, a ora-pro-nóbis contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que são importantes no combate dos radicais livres e na prevenção de diversas doenças. A planta ainda conta com boas quantidades de vitamina C, vitamina A e ferro, nutrientes que ajudam a fortalecer a imunidade e atuar na prevenção e tratamento da anemia.

Benefícios da ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis não é um alimento muito conhecido, exceto em Minas Gerais. Por essa razão, muitas pessoas ainda não conhecem os benefícios dessa planta para o organismo. Descubra mais sobre eles:

1. Contribui para a prevenção e o tratamento da anemia
A planta apresenta grande quantidade de proteína e ferro e, por isso, pode auxiliar no combate da anemia, como indicou uma publicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Essa doença é muitas vezes causada pela deficiência do mineral, o que acaba gerando diminuição na concentração da hemoglobina ou produção de hemácias. Os sintomas incluem cansaço, falta de memória e fraqueza.

2. Apresenta alto valor proteico
A ora-pro-nóbis apresenta elevado teor proteico, cerca de 25% dela é composta por esse macronutriente. Por isso, é uma boa fonte complementar de proteína para qualquer indivíduo, principalmente aqueles que seguem dietas vegetarianas ou veganas, pois a planta substitui a proteína de origem animal.A falta desse nutriente influencia na disposição diária, na formação muscular, na beleza das unhas e dos cabelos, entre outros fatores.

3. Age como um anti-inflamatório
Essa planta apresenta potentes e interessantes propriedades tanto anti-inflamatórias quanto cicatrizantes. Um estudo realizado pela Universidade de Juiz de Fora (UFJF) indicou que a ora-pro-nóbis pode ser altamente eficaz no tratamento de doenças inflamatórias da pele.

4. Age como um analgésico
Como vimos acima, um dos benefícios da ora-pro-nóbis é combater processos inflamatórios. Nesse mesmo estudo citado anteriormente, os pesquisadores relataram que ela é capaz de reduzir dores relacionadas à inflamação.

5. Tem capacidade antioxidante
A ora-pro-nóbis contém fenóis, que são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes que ajudam no combate à ação dos radicais livres. Essas substâncias, por sua vez, provocam o envelhecimento das células e podem levar ao aparecimento de doenças graves, principalmente das degenerativas, que surgem e se agravam com o tempo.

6. Possui ácido fólico na composição
O ácido fólico, presente na ora-pro-nóbis, é um nutriente essencial para gestantes no início da gravidez, pois auxilia na formação do cérebro do bebê e previne a má-formação na estrutura embrionária do feto.

7. Ajuda a diminuir o colesterol ruim
Essa planta também auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL). O aumento pode provocar diversos problemas de saúde, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

8. Contribui para o controle da diabetes
A ora-pro-nóbis tem poder de ajudar a controlar o nível de açúcar do sangue, já que as fibras presentes na planta são capazes de absorver e distribuir o açúcar proveniente dos alimentos no organismo de forma mais lenta.

9. Auxilia na hidratação da pele e dos cabelos
Esta planta é ótima para a pele e cabelos, pois apresenta boas quantidades de vitamina A (retinol), que auxilia na hidratação do maior órgão do corpo. Além disso, o retinol também é importante para a saúde ocular, prevenindo problemas na visão.

10. Capaz de atuar na modulação da microbiota intestinal
O intestino é considerado o nosso segundo cérebro – e isso se dá porque grande parte dos neurotransmissores, como a serotonina, são produzidos nele. Portanto, manter a sua saúde é fundamental!E como fazer isso? Regulando a microbiota! Por sua vez, a ora-pro-nóbis contém uma quantidade expressiva de fibras, que servem como combustível para as bactérias boas que convivem conosco, evitando a flora intestinal desregulada.

Ora-pro-nóbis é realmente uma fonte de proteína?
A planta apresenta cerca de 25% de proteína em sua composição. Mesmo com uma composição rica, é importante ressaltar que a ora-pro-nóbis não deve ser utilizada como única fonte de proteína na alimentação.Ela deve ser usada como fonte complementar proteica. Isso porque não supre a recomendação diária do macronutriente, ao menos que fosse consumida em uma grande quantidade, o que não é possível. O ideal é acrescentá-la à dieta para complementar a alimentação e, assim, obter os benefícios oferecidos por essa incrível planta.

Tabela nutricional
Esse superalimento traz diversos benefícios à saúde devido a sua riqueza nutricional. Saiba mais um pouco sobre todos os nutrientes que compõe essa planta incrível.

Como tomar ora-pro-nóbis
A ora-pro-nóbis pode ser encontrada em pó ou cápsulas. Para se obter os benefícios da planta, o recomendado é o consumo diário de 2 g. O sabor das folhas da ora-pro-nóbis é neutro e a textura é macia.Triturada, ela pode ser utilizada polvilhada em diversas preparações, como sopas, saladas ou até recheio de bolos, salgados e pães, etc. Além disso, existem outros modos de consumo comuns, confira:
inteira: as folhas podem ser consumidas in natura em saladas ou refogadas junto a outras preparações de uma refeição;
farinha: é possível secar as folhas, triturá-las e transformá-las em um pó, que pode ser acrescentado à outras farinhas para aumentar o valor nutricional das receitas;
cosmético: a ora-pro-nóbis, por conter boas quantidades de vitamina A, como visto anteriormente, pode ser utilizada também em cosméticos para hidratação da pele e dos cabelos.

Resumindo
A ora-pro-nóbis é uma planta com grande quantidade de proteínas e ácido fólico, que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e, ainda, ajuda na hidratação da pele e cabelos.

Fonte: OceanDrop / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here