A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul já está se preparando para apresentar duas sessões do concerto “Música Descritiva: Ilustrações Sonoras”, sob a regência do maestro Gilberto Salvagni, no dia 15 de julho, próximo sábado, às 19h; e 16 de julho, domingo, às 18h, no Teatro Pedro Parenti, da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima.
A música descritiva é uma forma de expressão musical que busca evocar imagens, ideias e narrativas por meio de elementos sonoros. Ela utiliza recursos musicais para transmitir características de personagens, eventos e ambientes sonoros, criando uma experiência auditiva que vai além da pura expressão emocional. Por meio de combinações cuidadosamente elaboradas de timbres, ritmos, harmonias e estruturas musicais, a música descritiva tem o poder de transportar o ouvinte para um universo imaginário, onde cada nota e acorde pintam uma cena, contam uma história e despertam sensações vívidas.
Na música descritiva, as melodias se tornam cores, os ritmos se transformam em movimentos e os sons se fundem para criar uma experiência sensorial única, capaz de tocar profundamente a alma e despertar a imaginação.
Os ingressos podem ser retirados a partir do dia 30 de junho, na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. No dia do espetáculo, a bilheteria abre duas horas antes, caso ainda tenha ingressos. A entrada é R$ 10,00, ou um quilo de alimento não perecível que deve ser entregue na retirada do ingresso.
Programa
Gioachino Rossini (1792-1868)
William Tell Overture
Arranjo: Erick Leidzen (1894-1962)
Frank Ticheli (1958)
Rest
Otto M. Schwarz (1967)
The Story of Anne Franke
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Bachanas Brasileiras Nro 2 – O Tenzinho do Caipira
Arranjo: Lucien Cailliet (1891-1985)