Dois patrimônios artísticos de Bento Gonçalves vão proporcionar um espetáculo inédito para a comunidade. A Orquestra de Bento Gonçalves e o Coral da Fundação Casa das Artes unem seus talentos para o Concerto inédito Música D’Itália, que ocorre no próximo Domingo, dia 03 de setembro, às 19h, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold da Fundação Casa das Artes. Para a ocasião, o evento terá como convidada especial a bailarina Deise Ceccagno. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento.

Grandes nomes serão evocados pelo espetáculo como Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Pietro Mascagni, Antonio Vivaldi, além de canções que já são tradicionais no repertório como “Funiculì Funiculà”, “O Sole Mio” e “Bella Ciao”.

Conforme o maestro Gilberto Salvagni, o concerto destaca compositores italianos e a importância da Itália no contexto da música universal. “Com uma abordagem por segmentos, a Orquestra evidencia a ópera, a música de concerto, a canção popular e o folclore. A Itália é uma fonte inesgotável de inspiração musical que enriqueceu a paisagem musical global com sua diversidade e excelência”, comenta Salvagni.

No programa, também serão apresentadas trilhas sonoras compostas por Ennio Morricone, momento esse que terá a participação especial da bailarina Deise Ceccagno, como na música “L’uomo Dell’armonica”.

“A dança sempre precisa da música. E quando a gente a dança, a música bate no nosso corpo. Sempre que a gente assiste uma orquestra, temos reações no nosso corpo. Nada melhor de ter uma bailarina no palco que possa trazer esse olhar. A dança é visual, conduz a atenção do espectador para os movimentos, que dinâmica é essa, que força é esse, que interpretação é essa”, destaca Deise.

O espetáculo marca a segunda parceria com o Coral da Fundação Casa das Artes. O Maestro Gerson De Souza, ressalta sobre essa apresentação inédita. “Em 2022, por ocasião de um concerto natalino, Coral e Orquestra já tiveram um primeiro encontro, muito elogiado por toda a comunidade. Para o Coral e seus cantores é um privilégio compor um evento com a Orquestra, unindo suas vozes aos timbres e sonoridades da Orquestra em prol da arte musical”, destaca Souza.

Programa

Primeira Parte – Orquestra

Antonio Vivaldi
La Primavera
Solista: Rodrigo Duarte Maciel – Violino

Pietro Mascagni
Intermezzo Sinfônico (da Ópera Cavalleria Rusticana)

Luigi Denza
Funiculì Funiculà

Ernesto De Curtis
Torna a Surriento

Eduardo Di Capua
O Sole Mio

Nicola Piovani
La Vita è Bella

Segunda Parte – Orquestra e Coro

Tradicional
Bella Ciao

Ennio Morricone
Morricone Suite – Gabriel’s Oboe / Tema D’Amore / L’uomo Dell’armonica
Participação Especial – Deise Ceccagno – Bailarina

Toto Cutugno e Cristiano Minellono
L’italiano

Giuseppe Verdi
Va’ Pensiero –  (Da Ópera: Nabucco)

Giuseppe Verdi
Brindisi (da Òpera La Traviata)