A Unidade de Arte e Cultura Popular da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Caxias do Sul, em parceria com o Movimento Ballroom promove ações em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA +.
Na próxima terça-feira, dia 27 de junho, às 20h, na sala de Cinema Ulysses Geremia, do Centro de Cultura Ordovás, acontece a exibição do documentário “Paris is Burning”, com direção de Jennie Livingston. O filme foi lançado nos anos 90 e tem sua temática envolvida na cena Ballroom e na comunidade LGBT, que em sua maioria, é composta por pessoas negras e latinas, moradoras de Nova York.
O “ORDOPRIDE” foi criado para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, com ações que pretendem marcar o mês de junho e que ressaltem a visibilidade da data. As atividades têm entrada gratuita.
Sobre a data
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado anualmente em 28 de junho em todo o mundo. Esta data tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.
A data foi criada em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, o dia marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades. A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas.
A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.