Foto: Reprodução site A I Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia/Divulgação

Mobilizando milhões de estudantes de todo o Brasil, as Olimpíadas Científicas são eventos tradicionais no calendário nacional há 45 anos. Matemática, Física, Robótica e História são alguns dos temas comuns nessas competições. Entretanto, em 2024, uma nova proposta de evento acaba de ser lançada: a I Olimpíada Nacional de Inovação, Ciência e Tecnologia (OBICT), que está com as inscrições abertas para estudantes de todo o país.

Idealizada pela EduSpace, startup gaúcha especializada em desenvolver soluções digitais para governança e gestão de redes de ensino, a iniciativa busca despertar o interesse dos jovens por áreas relacionadas à ciência e à tecnologia e, ao mesmo tempo, resgatar o prazer de descobrir e aprender.

“Temos quatro grandes objetivos, que vão desde o incentivo aos estudos nessas áreas até a descoberta de novos talentos Brasil afora. Mas queremos algo especial para o Rio Grande do Sul. Concebemos uma Olimpíada que se propõe a ser um estímulo ao aluno após a tragédia climática. Trata-se de um poderoso instrumento pedagógico para reengajar os estudantes nesse retorno às aulas. É uma boa notícia em um mar de tantas outras ruins”, avalia Richard Lucht, CEO da EduSpace.

Realizada em quatro fases – entre online e presencial –, a OBICT inicia as provas no dia 24 de junho. Os inscritos poderão realizar a primeira fase online, que contará com recursos multimídia, até 7 de julho. De 12 a 18 de agosto, os classificados realizarão também digitalmente a segunda fase. A penúltima etapa da Olimpíada, 21 de setembro, é presencial e ocorre nos polos de aplicação a serem anunciados oportunamente. Por fim, a grande final também será presencial, em data e local a serem divulgados pela organização.

A competição foi dividida em três categorias: para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Técnico, incluindo Educação para Jovens e Adultos, e livre – aberta para as famílias acompanharem os filhos. Este último grupo participará apenas das duas primeiras etapas da competição.

Premiação destacará alunos gaúchos
As inscrições na OBICT são gratuitas e estão abertas até 7 de julho. Os registros podem ser feitos pelos próprios alunos, via aplicativo Olímpico – disponível para os sistemas iOS e Android –, ou também pelos professores e pelas instituições de ensino, que podem enviar os dados dos participantes para inscrição em lote.

Além do certificado de participação, os melhores colocados receberão medalhas de reconhecimento, cunhadas especialmente para essa competição. Os destaques gaúchos também vão receber uma premiação especial, como forma de somar aos esforços de reconstrução do Estado.

A OBICT tem como parceiro acadêmico o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), renomada escola de engenharia do Brasil e berço da EMBRAER, e como patrocinadores o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, a Randoncorp e o Instituto Mari Johannpeter.

I Olimpíada Nacional de Inovação, Ciência e Tecnologia
Inscrições: até as 22h do dia 7 de julho, pelo site
Provas da Fase 1: online, de 24 de junho a 7 de julho (às 23h59min)
Provas da Fase 2: online, de 12 a 18 de agosto (às 23h59min)