Praça Centenário em Bento Gonçalves

O robusto – em significado e relevância comunitária – projeto “130+1 – Bento Gonçalves em preto & branco” está finalizado. O mais novo livro do jornalista e fotógrafo Fabiano Mazzotti terá lançamento exclusivo no dia 7 de outubro para patrocinadores, diretores, professores e, especialmente, para os 130 estudantes eleitos por concurso para participarem da obra.

São eles, aliás, as estrelas da publicação, uma homenagem aos 130 anos de emancipação política do município, que será revelada no Pavilhão E do Parque de Eventos, às 10h. O projeto, feito em parceria com alunos de 34 escolas do município, apresentou a eles a oportunidade de se conectarem com a cidade onde vivem, de serem protagonistas de um trabalho cultural e de se sentirem pertencidos à comunidade, além de serem estimulados a desenvolverem habilidades intelectuais.

Ao todo, o projeto envolveu cerca de 3 mil alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Cada uma das 130 turmas implicadas recebeu, então, uma das 130 imagens. O trabalho delas era legendar as respectivas fotos recebidas com um texto de até 130 caracteres. Para eleger os alunos escolhidos das turmas, cada escola montou uma comissão julgadora.

O projeto é uma ode ao município – uma marca, aliás, dos trabalhos de Mazzotti. Assim como fez em livros anteriores, como “Um século alviazul”, sobre os 100 anos do Esportivo, ou “O Livro do Capitel”, a respeito dos pequenos templos religiosos erigidos na região, os vínculos comunitários estão expressos em cada detalhe. É essa relação com a cidade e com seus habitantes que move o autor a ampliar seu envolvimento com Bento Gonçalves. “Esse trabalho me sensibilizou demais. Ver a reação dos pais ao saberem que seus filhos farão parte do livro, perceber o acolhimento dos professores com a proposta totalmente democrática, colocando todos os alunos em posições iguais, e oportunizar essa experiência a eles me marcou demais. Eu me sinto enriquecido como ser humano”, diz Mazzotti.

O evento marca também a entrega dos livros aos patrocinadores, às escolas e aos 130 estudantes, que ainda ganharão outros presentes: seu nome na capa e um leitor de livros digital Kindle para cada um deles. “É uma forma de estimularmos a leitura, pois eles nasceram numa era digital”, comenta o autor. São os patrocinadores do projeto que farão a entrega dos dispositivos eletrônicos. “Tivemos uma grande receptividade das empresas. Elas perceberam que podem colaborar com a evolução da sociedade onde estão inseridas, participando financeiramente de uma maneira direta em projetos que possuem esse perfil”, avalia Mazzotti. A programação será transmitida pelas redes sociais do autor Fabiano Mazzotti (facebook.com/fabiano.mazzotti) para os que quiserem acompanhar de forma virtual.

O lançamento oficial do livro ocorrerá no dia 10 de outubro, um dia antes de o município comemorar 131 anos de emancipação, durante a Feira do Livro de Bento Gonçalves, quando a obra poderá ser adquirida nas barracas das livrarias.

Também é possível comprar de modo online pelo site https://loja.fabifoto.com.br/

Fonte: Exata Comunicação e Eventos / Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here