Recentemente, uma pesquisa publicada na revista Current Developments in Nutrition, vem chamando atenção na comunidade médica e de nutricionistas. Este estudo descobriu que um suco de fruta em particular possui potencial para reduzir rapidamente os níveis de açúcar no sangue, tornando-se uma possível arma no combate ao diabetes.
O diabetes é uma condição que ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente, ou não consegue usar eficientemente a insulina que produz, resultando em altos níveis de açúcar no sangue. Este problema de saúde tem sido crescente no Brasil e atinge cerca de 6,9% da população do país, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes.
Qual o papel do suco de romã no controle do diabetes?
O estudo envolveu 21 participantes saudáveis, e analisou os efeitos de um consumo único de suco de romã de aproximadamente 236 ml. Entre os voluntários, alguns receberam água, outros suco de romã e um terceiro grupo recebeu uma bebida à base de água com a mesma quantidade de açúcar que o suco. Os pesquisadores colheram amostras do açúcar no sangue nos momentos antes e pós consumo das bebidas, em diversos intervalos que variaram de 15 a 180 minutos.
Quais foram os resultados do estudo?
Os resultados mostraram que enquanto a água e a bebida à base de água não afetavam os níveis de açúcar no sangue, o suco de romã trouxe uma queda significativa na glicemia dos participantes que tinham baixa insulina sérica em jejum. Isso ocorreu a partir dos 15 minutos após o consumo da bebida.
Por que o suco de romã ajuda a controlar o diabetes?
Os pesquisadores acreditam que esse benefício do suco se deve à alta quantidade de antocianinas presente nas romãs. Esses pigmentos, responsáveis pela cor profundamente rica da fruta, possuem ação antioxidante. Uma das teorias é que estes antioxidantes seriam capazes de se ligar ao açúcar e minimizar a resposta do organismo em termos de produção de insulina, controlando assim os níveis de glicemia no sangue.
Sem dúvida a descoberta é promissora e ter um aliado tão natural no controle dos níveis de açúcar é um avanço importante, no entanto é necessário frisar que o diabetes é uma condição de saúde séria, que requer acompanhamento médico e nutricional e que um simples suco não substitui a necessidade de uma rotina de cuidados e um estilo de vida saudável.
Fonte: Catraca Livre